Siga nas redes sociais

Search

Empresas têxteis de Santa Catarina apresentam coleção verão com foco na sustentabilidade  

Foto: Divulgação

O mercado têxtil passou por uma grande mudança e o consumidor do futuro quer saber se está comprando um tecido ecologicamente responsável e sustentável. Atentas a essas percepções, as empresas catarinenses Latina Têxtil e Diklatex, apostam no lançamento de novas tecnologias que elevam a qualidade e valor agregado a propostas sustentáveis.

Neste mês, foram apresentados, em Florianópolis, durante convenção, os lançamentos da coleção Verão 2024 das marcas. São todos voltados para sustentabilidade: os artigos BIO WIND, BIO FLOW e BIO EASE são produzidos com fibra SENSIL® BioCare da Nilit, maior produtor global de poliamida 66 de origem israelense focada em fios de alto nível de qualidade, inovação e sustentabilidade, e agora com uma biodegradabilidade acelerada em ambientes marinhos e aterros sanitários.

Outra grande novidade da coleção, são os jacquards, que também apresentam a sustentabilidade em sua essência: o jacquard eco track e o jacquard eco combat são produzidos com poliéster reciclado, enquanto o jacquard bio aqua é desenvolvido com a poliamida  SENSIL® BioCare.

“Santa Catarina ultrapassou São Paulo e se tornou líder na produção têxtil do país. O mundo está cada vez mais consumindo e olhando produtos locais, olhando para esse desenvolvimento. Nossas empresas estão fazendo papel pioneiro de elevar a qualidade e valor agregado a essas propostas com foco na sustentabilidade”, afirmou o CEO da Diklatex, André Jativa.

Biodegradabilidade Marinha

A fibra SENSIL® BioCare possui uma tecnologia especial integrada ao polímero que permite a desintegração acelerada em comparação com a poliamida convencional, comprovada por laboratório independente. Para análise do potencial impacto em ambos os ecossistemas, foram conduzidos testes tanto em ambientes simulados de aterros sanitários, quanto de água do mar, de acordo com as normas internacionais ASTM5591 e ASTM6691* respectivamente. O produto apresentou uma notável desintegração em ambas as simulações de ambientes naturais durante o período de testes, em comparação às fibras que não possuem a tecnologia.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail