Siga nas redes sociais

Search

ACATE firma parceria com GROW+ para facilitar investimentos CVC em startups

Foto: divulgação.

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) firmou uma parceria inédita com a GROW+,  gestora de investimentos e aceleradora de startups.

O objetivo do acordo é, de um lado, facilitar o processo de inovação aberta de médias e grandes empresas por meio do investimento em startups através de um fundo Corporate Venture Capital (CVC), e de outro, promover a captação de recursos para startups e conectá-las a grandes empresas.  

Na parceria, vão preparar as corporates interessadas em investir em startups e acompanhar todo o processo de investimento.

A gestora será responsável por formar um comitê de investimento, prospectar e avaliar as startups do portfólio.

Além disso, desenhará a tese de investimento, alinhada à estratégia e governança da corporate, observando as tendências macroeconômicas, temáticas sinérgicas ao negócio da corporate e seus desafios de inovação considerando os horizontes 1, 2 e 3 (Modelo McKinsey Horizon).

Outro ponto é a elaboração de um regulamento para nortear toda a relação entre o gestor, o administrador e os cotistas. A gestora também vai assegurar a governança do portfólio.

Pelo conhecimento do ecossistema de inovação catarinense, a ACATE auxiliará na conexão entre as empresas interessadas em criar um fundo de CVC e as potenciais startups a serem investidas.

Para isso, conta com a experiência do LinkLab, hub de inovação aberta da associação pelo qual já passaram mais de 50 corporates em três unidades em Santa Catarina.

“O Linklab da ACATE buscou a parceria de CVC por ser uma importante ferramenta complementar à inovação aberta, investindo de forma estruturada em startups que agregam às estratégias de inovação das corporates”, destaca Silvio Kotujansky, diretor de inovação e novos negócios da ACATE. 

Para Iomani Engelmann, presidente da ACATE, a parceria contribui para resolver uma das dores das startups, que é a dificuldade em conseguir investimentos e crédito para se desenvolverem:

“A opção de uma forma de investimento que conecta empresas a startups é uma forma de acelerar ainda mais o desenvolvimento do setor de tecnologia, além de permitir que a tecnologia chegue à indústria e outras áreas de negócio pela inovação aberta”.

Paulo Beck, head de CVC na GROW+, explica que 70% dos investimentos apoiados pelos CVCs ainda estão em estágio inicial.

Segundo ele, a GROW+ atua facilitando o acesso ao capital financeiro e intelectual de investidores, uma dor enorme para muitas startups, e cria estratégias para as empresas vencerem desafios de se conectar com soluções inovadoras por falta de clareza na criação de um veículo efetivo de investimento.  

“O desenvolvimento de iniciativas como esta por grandes corporações brasileiras tem muito potencial e deve ganhar maturidade nos próximos anos. Empresas ainda estão aprendendo a lidar com os desafios desse tipo de investimento e não aproveitam dos potenciais benefícios de estabelecer um fundo de capital de risco. Por isso, o apoio de uma associação como a ACATE é essencial para aproximar as corporates de startups e fomentar o setor”, contextualiza.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail