Siga nas redes sociais

Search

Web Summit: as principais tendências de marketing e negócios, segundo CEO da Gama

Foto: divulgação

Por Bernardo Trevizan Krebs, CEO da Gama, empresa de marketing com sede no Rio Grande do Sul.

No dia 1 de novembro se iniciou o Web Summit Lisboa 2022, que continuou por mais três intensos dias na Altice Arena, palco onde líderes de impacto de empresas como Amazon, Airbnb, Binance, Google, Lego, Meta, OnlyFans deram suas visões para os próximos passos do mercado global em termos de inovação e tecnologia.

O evento contava com inúmeras trilhas de desenvolvimento, oferecendo 26 opções de caminhos técnicos para a nossa escolha entre palestras e estandes. E já que eu falei em números, o evento merece ser destacado por eles. Alguns bem impactantes:

Nesse cenário cosmopolita, cheio de novas ideias e expectativas, me ative a entender como profissionais e marcas podem se comunicar melhor, de modo que tanta informação se torne algo relevante e prático para a nossa rotina. E aí a lógica usada foi: “ao final do evento, vou me arrepender de não ter assistido isso?”. Valeu muito para filtrar, afinal, caminhava mais de 10 km por dia.

Muito mais que comunicação

Não posso fazer uma simples análise sobre comunicação e marketing. O que foi visto foi muito além disso, e no moimento de comunicar uma marca ou uma ideia, o contexto amplo deve ser sempre considerado. Destaco:

Tecnologia e política andam juntas

É impossível separarmos a ‘vida real’ da ‘vida comercial’. Se o mundo está em guerra, negócios serão impactados pelas tantas bombas jogadas por aí. Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia, abriu os trabalhos nesse aspecto. Ela deu uma visão sobre as guerras cibernéticas e como as soluções de big data e software são usadas no cenário da guerra na Ucrânia. “Suas tecnologias e áreas de especialidade hoje estão sendo usadas pela Rússia na guerra contra a Ucrânia”, disse.

Além dela, outra liderança feminina trouxe uma visão muito importante para o diálogo. Rania Al Abdullah, rainha da Jordânia, falou sobre os vieses envolvidos em questões humanitárias e também nos negócios. “É difícil ignorar a diferença de generosidade, tom e urgência no tratamento de refugiados da Ucrânia em relação àqueles da Síria, Sudão do Sul ou Myanmar. Se não conseguimos superar nossos vieses inerentes, como podemos esperar que a Inteligência Artificial não tenha vieses?”, complementou.

Responsabilidade climática além de uma agenda

O compromisso com a responsabilidade climática é um fator crucial nas pautas das grandes empresas. E com o poder destas da criação de tendências, conseguimos ver no tema uma preocupação genuína, que vai muito além de agendas pontuais.

Foi possível acessar algumas pautas muito interessantes de empresas importantes no mercado global como Apple e Shein, mas o que chamou atenção foi a fala de Brad Smith, vice-presidente da Microsoft, que tem como objetivo ser carbono-negativa até 2030. “Mais de 3.9 mil empresas assumiram promessas de redução de emissão de carbono até 2030, mas o desafio é garantir que sejam cumpridas. O mundo que queremos construir precisa ser carbono-zero até 2050 e essa vai ser a missão mais difícil da humanidade”, destacou.

Exposição corporativa cada vez maior

Nos últimos tempos, o termo ESG tem ganhado grande visibilidade, graças a preocupação crescente do mercado financeiro sobre a sustentabilidade. As questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos. E isso ficou claro no evento.

Ficou provado que práticas duvidosas serão cada vez mais expostas por ex-funcionários de empresas de todos os portes. E quem trouxe essa pauta com propriedade foi Mark MacGann, ex-lobista e executivo da Uber que vazou mais de 120 mil documentos da empresa ao The Guardian. Sua denúncia mostrou como a Uber usava práticas anti-éticas para conquistar novos mercados globalmente. “Se você tem o privilégio de estar na sala e testemunhar decisões questionáveis, então tem o dever de falar”, estimulou ele.

As principais tendências identificadas no Web Summit Lisboa 2022
O contexto global impacta diretamente a forma como as marcas dialogam, e é a partir desta visão de mundo que as empresas estão reforçando seus posicionamentos. Destaquei alguns grandes players para buscar compreender os motivos que vão gerar novas tendências, e então nos prepararmos de forma adequada.

  • Alexa e o silêncio

O primeiro dia reservou alguns grandes movimentos sobre conteúdo no palco principal do Web Summit. Rohit Prasad, Senior VP e Head Scientist da Alexa discutiu com Nick Thompson, CEO do The Atlantica, os seus desafios para consolidar – ainda mais – a assistente virtual da Amazon no mercado global.
Ele pontou como o principal desafio para os próximos anos focar em múltiplas ações, e não pontuais, conectadas com o seu ambiente de vida a partir de um volume absurdamente grande (e crescente) de coleta de dados. “Mais do que saber quando deve interagir com o ambiente, nosso grande desafio está em fazer a Alexa compreender quando ela não deve interagir e ficar quieta mesmo” destacou Prasad.

  • Onlyfans e o barulho

Em seu site institucional a sua missão está descrita como: “OnlyFans é a plataforma social que está revolucionando as conexões de criadores e fãs. O site inclui artistas e criadores de conteúdo de todos os gêneros e permite que eles monetizem seu conteúdo enquanto desenvolvem relacionamentos autênticos com sua base de fãs”. Isso ficou claro desde as primeiras frases de Amrapali “Ami” Gan. A propósito, a CEO do OnlyFans deu um show de simpatia e conhecimento. A empresa conta com mais de mais de 150 milhões de usuários e 1.500.000 criadores de conteúdo no mundo inteiro. Desde a sua criação, em 2016, a empresa já gerou mais de 10 bilhões de dólares para os seus criadores! E Ami reforça o foco do negócio: “OnlyFans é um negócio para criadores. Eles que ficam com o dinheiro, pois eles geram o valor para a plataforma”. E quando questionada sobre os próximos 5 anos, foi enfática: segurança, conteúdo original, novas plataformas e fortalecimento global. Cada vez mais, fortalecer a economia de criadores.

  • Lego e o mundo

Antes de tudo, estamos falando de uma marca de mais de 90 anos de idade. Com apenas 6 pecinhas do brinquedo temos 915.104.765 possibilidades de combinações que podem ser feitas. E se teve algo que Julia Goldin, CPO e CMO da Lego Group, deixou claro, foi justamente a importância da criatividade e do espírito de brincar da marca. “A razão pela qual estamos nesta jornada é porque realmente acreditamos em nossa missão, que é muito simples: Inspirar e desenvolver os construtores de amanhã”. A paixão com que Julia fala sobre a marca, o mercado e o futuro inspira qualquer um. E o ‘descomplicar’ foi o ponto alto das suas participações, tanto no palco Panda Conf, destinado para marketing e branding, quando no palco principal. Como uma cereja para o bolo, a frase que resume o que devemos esperar com nossa rotina de trabalho. Indicadores e métricas super apuradas? Quando fazem sentido. “Estamos chegando em crianças de diferentes culturas por inúmeros canais, mas o meio não importa, o que importa é a chegada até estas crianças e culturas”, conclui.

Dica secreta do Web Summit Lisboa 2022:

Bom, nada mais justo do que oferecer uma dica extra para você, que leu todo esse material. Na busca por definir estratégias que possam garantir uma atuação completa, que conectem estudos profundos com objetividade e agilidade, cheguei em um ponto fundamental. A avaliação de mercado 360º. A fase de planejamento é a mais importante em qualquer fluxo de atividade. E nos dias de hoje, isso é reforçado por todas as lideranças globais.

Minha dica final:

Olhe para o mundo antes de olhar para o seu umbigo. E siga olhando para o mundo antes de olhar para o seu bairro, cidade ou estado. Não importa se a sua marca tem atuação microrregional, o seu impacto é percebido por uma população altamente globalizada, e cada vez mais conectada. Então tudo o que for falado pelo seu negócio tem que ser muito bem pensado, do contrário, estará correndo riscos constantes. Agrade o mercado para então agradar o cliente. Por fim, poderás se agradar.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail