A startup Alana AI está preparando mais uma edição do evento Inside Alana XP. Neste ano, o encontro será no dia 30 de novembro, às 10 horas, no Ágora Tech Park, em Joinville. A expectativa é de que 220 pessoas participem do evento.
Nesta segunda edição, o evento contará com a participação de público externo, que envolve estudantes, empreendedores e profissionais B2B. As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser realizadas através da plataforma Sympla.
“Para este ano, a Alana AI trará uma edição repleta de trocas de conhecimentos, aprendizados, interação e networking com o foco em inovação aberta, estamos ansiosos para que seja tão proveitosa quanto a primeira edição”, destaca o CEO da startup, Marcel Jientara.
O tema deste ano será inovação aberta, um assunto ainda pouco explorado no mercado nacional, e contará com trocas de experiências sobre como as empresas, o terceiro setor, as universidades e as startups podem, de forma sustentável, acelerar seu crescimento por meio da inovação aberta.
“A inovação aberta é um modelo de gestão de negócios voltado fortemente à inovação, que promove a colaboração entre pessoas, organizações e entidades fora da empresa. Nesse sentido, os conceitos da inovação aberta representam o rompimento cultural da mentalidade de silos e a confidencialidade tradicionalmente associada à cultura corporativa”, explica Laís Cesar, líder de inovação aberta da Alana AI.
A programação traz uma série de fireside chats, workshops, speed dating hiring e quizzes interativos. Com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre o assunto, o evento trará temas como:
- Acelerando a inovação de fora para dentro nas grandes empresas
- Os desafios dos times de inovação aberta nas empresas
- Desenvolvendo novas tecnologias por meio de redes de inovação
- O desafio de formar talentos de tecnologia no Brasil
- Aprendizados do Web Summit 2022
Além disso, o chief scientist e co-fundador da startup, Marcellus Amadeus, vai ministrar um curso de Inteligência Artificial para iniciantes, com vagas limitadas para 30 participantes.
“O objetivo do curso é fornecer o conhecimento dos principais aspectos da IA moderna sem nenhuma matemática intimidadora e de maneira prática e fácil. O curso oferece aos alunos uma experiência direcionada usando as ferramentas e recursos utilizados por cientistas e grandes empresas referências na área. Durante o curso, são explorados os casos de uso e aplicações de IA, conceitos e termos de IA como aprendizado de máquina, aprendizado profundo e redes neurais”, complementa.
Além dos cursos, a startup fará uma sessão de capacitação de jovens em tecnologia e realizará processo seletivo para 10 vagas na empresa.
Durante o evento do ano passado, a ONG Prototipando a Quebrada levou 15 jovens ao local. Seu fundador, Jeff Lima, foi um dos protagonistas de um dos fireside chats. Também foi promovida uma oficina, onde a premiação foi a contratação do ganhador para ser jovem aprendiz na startup.
A iniciativa teve impacto social no ecossistema local de Florianópolis, tanto pela contratação, quanto pelo treinamento recebido pelos jovens. Nesse sentido, a Alana AI pretende investir no estado de maneira significativa e constante nos próximos anos.