Siga nas redes sociais

Search

Itajaí recebe um dos maiores torneios de robótica do país

Foto: Gilberto de Freitas

Nos dias 2 e 3 de dezembro, a Escola S de Itajaí recebe um dos maiores eventos de robótica do país. É a etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League que reunirá 350 competidores de todo o estado, organizados em 40 equipes.

O desafio desta temporada é explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada.

Estudantes e professores aplicam conceitos STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, na sigla em inglês) na criação de projetos de inovação, constroem e programam robôs e colocam eles para completar missões.

“Na Escola S, esses conceitos já estão bem difundidos e são fundamentais na formação dos nossos estudantes que desenvolvem habilidades no campo da tecnologia, da ciência e das engenharias, áreas que apresentam crescente demanda por profissionais”, ressalta o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

Quem visitar o evento, poderá conferir de perto vários projeto, entre eles, está o robô semiautônomo de 51 kg e 1,18 metro de altura que estudantes de Blumenau construíram para participar do torneio da FIRST Robotics Competition (FRC), conhecida como a olimpíada internacional de robótica. 

De Criciúma, vem a réplica que disputou a F1 in Schools em Silverstone, na Inglaterra, um dos principais circuitos da Fórmula 1. O carro desenvolvido pela equipe Spark ficou entre os 15 mais velozes do mundo. O automotivo, apelidado de Paparounis em homenagem a um ex-mentor da equipe, tem um estudo muito focado nas asas traseiras e frontais, por meio de um delineamento frontal. Nas pistas, a miniatura alcançou 72 km/h e obteve o 13° melhor desempenho entre os 53 carros que participaram da disputa. 

Durante o torneio, ocorre ainda a Feira de Empreendedorismo, promovida em parceria com o Sebrae/SC e a Junior Achievement, que oferecerá ao público oficinas gratuitas sobre nova economia, profissões do futuro, educação financeira, currículo, networking, entre outros assuntos.

Para quem quer participar da programação, mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail