Siga nas redes sociais

Search

A estratégia do Centro de Inovação Blumenau para pulverizar o ecossistema de inovação

Foto: Tiago Nicchellatti/CIB/divulgação.

Buscando expandir a inovação para a região, o Centro de Inovação de Blumenau (CIB) já iniciou a articulação com mais duas cidades para receber o Programa Embaixadores.

Pomerode e Apiúna são os próximos municípios a elencar representantes responsáveis pela ativação do ecossistema.

De acordo com Udo Schroeder, presidente do conselho de administração do Instituto Gene, entidade gestora do CIB, a expectativa é implementar a ação em 11 cidades da Associação dos Municípios do Médio Vale do Europeu (AMVE) até o primeiro trimestre do ano que vem.

“O objetivo do Programa Embaixadores é fomentar o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo em toda a região. Por isso os embaixadores são tão importantes. Acreditamos que essa conexão precisa ser feita entre pessoas, em um ambiente neutro onde toda a comunidade tenha voz. O CIB, por sua vez, será o responsável por auxiliar nessa trajetória, com os conhecimentos que já adquirimos nas ações realizadas aqui em Blumenau”, explica.

Timbó, Gaspar e Indaial já selecionaram seus representantes, que trabalham simultaneamente as quatro missões do CIB. São elas: a ativação do ecossistema, criar cultura inovadora, fomentar novos negócios, que conta com o apoio da incubadora do Instituto Gene, e levar a inovação para as empresas já consolidadas.

Ele explica que estes passos são cumpridos levando em consideração as especificidades de cada cidade.

“Cada município tem a sua particularidade, por isso, o primeiro objetivo dos embaixadores é compreender o que já acontece na cidade. A partir disso desenvolvemos, ou aperfeiçoamos, ações para fomentar este ecossistema”, complementa.

Um dos próximos passos já planejados é a abertura das inscrições para incubações, que podem acontecer de maneira presencial ou virtual.

De acordo com o Udo, o programa é uma iniciativa que busca alcançar uma das principais obrigações dos Centros de Inovação do estado, pulverizando a inovação para as microrregiões:

“Nós não queremos apenas que os municípios se desenvolvam, mas sim que essa inovação aconteça dentro da própria cidade, com a abertura de novos negócios que impulsionem a economia. Para isso queremos levar a estas cidades um braço da incubadora, por exemplo”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail