Siga nas redes sociais

Search

Por que planejamento faz a diferença para os negócios

Foto: Daniel Zimmermann.

Por Roberto Vilela, consultor empresarial e mentor de negócios 

O ano ainda não acabou, mas já é hora de estar com 2023 planejado. Para as empresas, visualizar o cenário futuro e definir como será seu comportamento no mercado nos próximos meses é fundamental. Em alguns casos, esse planejamento de longo prazo precisa ser ajustado diante do surgimento de novos fatores internos e externos, mas, o importante é que ele exista, mesmo que precise ser modificado ao longo do tempo.

No contexto empresarial, planejar o próximo ano é mais do que definir objetivos e oportunidades de forma simplificada. Os gestores precisam se basear em dados, reavaliar ações, parcerias, analisar cenários e definir estratégias para manter o seu market share e alcançar mais possibilidades. 

Uma das finalidades do planejamento empresarial, quem sabe a mais importante, é ter maior controle sobre o negócio e ser menos frágil diante de interferências de terceiros que possam causar riscos. Ao invés de sobreviver apenas reagindo, é preciso antever oportunidades e riscos, para aproveitar os melhores momentos e minimizar as possibilidades de erros. 

Esse processo requer primeiramente autoconhecimento, de forma a entender quais são os pontos fortes e fracos da empresa, onde investir mais e o que parar de fazer, sempre tendo em mente o que se quer alcançar no próximo ano. Eu diria que um planejamento eficaz começa pelo entendimento dos desafios que a empresa tem e da complexidade de cada um. 

Paralelo a isso é preciso olhar para fora e realizar uma análise cuidadosa dos cenários e mercados. Observar quais são as oportunidades que o mercado está proporcionando e que não estão sendo aproveitadas até então. Assim como as ameaças que podem afetar a consistência do seu negócio em algum momento. 

Sabendo da realidade de dentro e de fora da empresa, toda a equipe precisa estar envolvida nas definições do planejamento e alinhada na busca pelo cumprimento dele. O bom aproveitamento de cada colaborador também é uma vantagem de apostar em planejamento. Outra, é a melhor alocação de recursos de acordo com as demandas, assim como a mitigação de surpresas indesejáveis ao longo do processo. 

As vantagens são inúmeras quando se investe em planejamento. O tempo e o dinheiro empregados são compensados com mais entendimento sobre o negócio, capacidade de análise de desempenho, confiança e, sobretudo, controle, que é fundamental para qualquer empresa. 

Para auxiliar nesse processo, os gestores podem contar com a ajuda de terceiros, que ofereçam informações e experiências diferentes. Há ainda a possibilidade de buscar suporte profissional com consultores de negócio, especialistas em planejamento empresarial com foco em resultados.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail