Siga nas redes sociais

Search

3 dicas de planejamento estratégico, segundo o CEO da Semente Negócios

Foto: divulgação.

Com o início do ano, o assunto que entra em pauta nas empresas é o planejamento estratégico. Gestores e executivos passam a discutir sobre em quais setores e como vão alocar os recursos nos 12 meses seguintes, ou até mesmo em um determinado período de tempo, e quais as metas e ações são necessárias para formular uma estratégia e alcançar certos objetivos.

A inovação é uma estratégia que vale o investimento por parte das organizações, de acordo com Márcio Jappe, CEO da Semente Negócios, consultoria de educação empreendedora que tem o propósito de promover a prosperidade por meio da inovação que valoriza a vida, tem ajudado diversas instituições nesses processos. 

Com tanta importância para as organizações, o especialista revela três áreas em que é possível colocar a inovação que valoriza a vida em prática, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte:

1 – Diretrizes e processos

É aqui que, segundo o especialista,  podem ser incluídos objetivos, direitos e deveres, além de fluxos que indiquem como manter uma continuidade no processo criativo. As diretrizes não têm a finalidade de engessar as pessoas, mas guiá-las rumo a objetivos comuns. As pessoas precisam se sentir à vontade para mostrar quem são e como podem contribuir com o ecossistema da empresa.

2 – Metodologias ágeis

A função central das metodologias ágeis é reduzir as incertezas que são inerentes à inovação por meio de rápido desenvolvimento e testagem. Bastante utilizadas por startups, esses processos podem ser aplicados por qualquer ecossistema para validar problemas, evitar o desperdício de recursos e criar soluções efetivas. 

3 – Capacitação de pessoas

Não há como desassociar inovação de capacitação. O conhecimento amplia o olhar, desperta o pensamento crítico e abre um panorama vasto de possibilidades em relação à geração de ideias. Isso quer dizer que se as pessoas conhecem os aspectos técnicos da área em que atuam, refletem sobre temas de interesse coletivo e se familiarizam com as ferramentas utilizadas em processos criativos, elas se sentem mais aptas a colaborar.

LEIA TAMBÉM: Em seu novo posicionamento, Semente Negócios aposta em inovação e prosperidade.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail