Siga nas redes sociais

Search

5 ações para promover saúde mental dos colaboradores

Foto: Paulo Liebert/divulgação.

O tema da saúde mental tem ganhado cada vez mais força nos debates do universo corporativo. Afinal, lidamos nos últimos anos com as consequências da pandemia e o agravamento de problemas como depressão, ansiedade, estresse e Síndrome de Burnout.

Apesar de tudo, isso contribuiu para que entrássemos em uma fase em que aprendemos a ter consciência sobre a nossa saúde emocional, colocando-a como uma prioridade na rotina do dia a dia.

Reforçando essa mensagem, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. 

Para a especialista, é fundamental que as empresas estejam atentas a esse cenário e promovam ações que, de fato, sejam eficazes e possam ser aplicadas ao longo de todo o ano. Pensando nisso, ela elencou algumas dicas que podem auxiliar as organizações neste processo:

1. Disponibilize um canal aberto de comunicação 

Mais do que falar, o RH e os gestores precisam estar abertos para ouvir. Por isso, vale a pena investir em um canal de comunicação aberto e seguro, em que os colaboradores possam se sentir à vontade para abordar os problemas.

2. Crie espaços de troca entre os colaboradores

Pode ser mais fácil dividir sintomas de angústia e desânimo entre os colegas e encontrar apoio entre aqueles que estejam passando pelo mesmo problema.

3. Ofereça benefícios corporativos focados na saúde mental

Há casos em que se faz necessário o apoio de profissionais como psicólogos e psiquiatras que devem fazer parte de um plano de saúde ou de outros recursos com app para este acesso.

4. Treinamento e cultura de bem-estar

Ajudar os gestores a perceberem sinais de adoecimento mental e abordarem de forma correta os profissionais também é uma ação que tem potencial de gerar um impacto positivo na organização. Os líderes e gestores devem receber treinamento apropriado para ajudar os funcionários a identificar seus problemas de saúde mental, se houver, e intervir com soluções. O treinamento é necessário porque cada funcionário é diferente.

5. Cultura do cuidado

Nesta sensibilização as lideranças aprenderão como desenvolver a autocompaixão e o cuidado com as pessoas do seu time a partir da prática de apreciação. O objetivo é que as lideranças saiam com insights práticos para ajudá-las a uma maior conexão com os seus times.

LEIA TAMBÉM: Como sua organização já pode fazer mais do que as possíveis novas regras de diversidade no conselho da B3

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail