Siga nas redes sociais

Search

Por que o futuro dos eventos é interativo?

Compartilhe

Foto: divulgação.

Você que já foi a uma feira deve ter visto uma cena como esta: visitantes passando e os expositores com estratégias diferenciadas para atrair os clientes aos seus espaços.

Flyers com um bombom grampeado, vale brindes, caixa para sorteios, amostras grátis e, claro, os famosos “comes & bebes”. 

A questão é que todos esses artifícios ficaram obsoletos porque as exigências mudaram. O patamar atual dos hábitos do consumidor subiu drasticamente com a evolução das tecnologias. Hoje, o que se busca é a tão falada experiência, ou seja, viver parte do produto ou do serviço.

Experiências estão se tornando muito importantes para a decisão final do consumidor. Isso porque, de acordo com um relatório da Mintel, consultoria especializada em análises de consumo, sobre tendências de cunsumo, alguns fatores tendem a guiar as escolhas de compra pelos próximos 10 anos. São eles:

  • Bem-estar: a busca pelo bem-estar físico e mental
  • Contexto social: desejo de sentir-se conectado ao ambiente
  • Tecnologia: interesse em encontrar soluções através da tecnologia nos mundos físico e digital
  • Direitos: desejo de sentir-se respeitado, protegido e apoiado
  • Valores: busca por benefícios tangíveis e mensuráveis em compras
  • Identidade: necessidade de compreender e expressar a si mesmo e seu lugar na sociedade
  • Experiência: busca e descoberta de estímulos

Além disso, as compras serão cada vez mais “intencionais”, segundo o mesmo estudo. Ou seja: o consumidor vai pesquisar muito mais antes de efetivar a compra. Cada vez menos, o cliente vai “comprar por comprar”.

Isso só reforça a importância das experiências interativas em feiras e eventos. Ali, muitas vezes, é a oportunidade de ouro para o seu cliente vivenciar o que a sua empresa oferece. A tecnologia vem para trazer o tão famoso “ver com a mão”.

Estúdio Lune promove experiências digitais interativas e viu, na prática, como isso realmente impacta e influencia os visitantes de eventos.

Com produtos personalizados, como telas interativas, games, realidade virtual, dentre outros, o expositor ganha uma ferramenta de educação do público, no sentido de, faz as pessoas entenderem a importância de seus serviços, produtos e missão, resultando em encantamento por experiência.

Projetos desenvolvidos pelo Estúdio Lune (Neo.G, All4Labels, Itaú, WEG, Fundação Fritz Muller, Netzsch, Petrobras).

Encantar o cliente quer dizer ir além do esperado. Ir além do bombom grampeado no material institucional.

Eventos e feiras trazem uma oportunidade tamanha para isso, até porque, o cliente já vai com uma expectativa elevada a essas oportunidades, esperando, justamente, ações de ativação de marca (experiências e encantamento).

Não basta fazer mais do mesmo. É preciso aprofundar e trazer o melhor da sua marca para o cliente vivenciá-lo e entender que, sim, ele precisa de você, do seu serviço e da sua empresa. 

Leia outras colunas do Maycon Souza clicando aqui

Compartilhe

Especialista em tecnologia com mais de 20 anos de experiência no planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos inovadores.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail