Por que o futuro dos eventos é interativo?

Você que já foi a uma feira deve ter visto uma cena como esta: visitantes passando e os expositores com estratégias diferenciadas para atrair os clientes aos seus espaços.

Flyers com um bombom grampeado, vale brindes, caixa para sorteios, amostras grátis e, claro, os famosos “comes & bebes”. 

A questão é que todos esses artifícios ficaram obsoletos porque as exigências mudaram. O patamar atual dos hábitos do consumidor subiu drasticamente com a evolução das tecnologias. Hoje, o que se busca é a tão falada experiência, ou seja, viver parte do produto ou do serviço.

Experiências estão se tornando muito importantes para a decisão final do consumidor. Isso porque, de acordo com um relatório da Mintel, consultoria especializada em análises de consumo, sobre tendências de cunsumo, alguns fatores tendem a guiar as escolhas de compra pelos próximos 10 anos. São eles:

  • Bem-estar: a busca pelo bem-estar físico e mental
  • Contexto social: desejo de sentir-se conectado ao ambiente
  • Tecnologia: interesse em encontrar soluções através da tecnologia nos mundos físico e digital
  • Direitos: desejo de sentir-se respeitado, protegido e apoiado
  • Valores: busca por benefícios tangíveis e mensuráveis em compras
  • Identidade: necessidade de compreender e expressar a si mesmo e seu lugar na sociedade
  • Experiência: busca e descoberta de estímulos

Além disso, as compras serão cada vez mais “intencionais”, segundo o mesmo estudo. Ou seja: o consumidor vai pesquisar muito mais antes de efetivar a compra. Cada vez menos, o cliente vai “comprar por comprar”.

Isso só reforça a importância das experiências interativas em feiras e eventos. Ali, muitas vezes, é a oportunidade de ouro para o seu cliente vivenciar o que a sua empresa oferece. A tecnologia vem para trazer o tão famoso “ver com a mão”.

Estúdio Lune promove experiências digitais interativas e viu, na prática, como isso realmente impacta e influencia os visitantes de eventos.

Com produtos personalizados, como telas interativas, games, realidade virtual, dentre outros, o expositor ganha uma ferramenta de educação do público, no sentido de, faz as pessoas entenderem a importância de seus serviços, produtos e missão, resultando em encantamento por experiência.

Projetos desenvolvidos pelo Estúdio Lune (Neo.G, All4Labels, Itaú, WEG, Fundação Fritz Muller, Netzsch, Petrobras).

Encantar o cliente quer dizer ir além do esperado. Ir além do bombom grampeado no material institucional.

Eventos e feiras trazem uma oportunidade tamanha para isso, até porque, o cliente já vai com uma expectativa elevada a essas oportunidades, esperando, justamente, ações de ativação de marca (experiências e encantamento).

Não basta fazer mais do mesmo. É preciso aprofundar e trazer o melhor da sua marca para o cliente vivenciá-lo e entender que, sim, ele precisa de você, do seu serviço e da sua empresa. 

Leia outras colunas do Maycon Souza clicando aqui

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais