Siga nas redes sociais

Search

Como o marketing de influência está se profissionalizando em SC

Foto: divulgação.

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil é o país mais influenciado pelos influenciadores, segundo dados do Statista.

Esse mercado também vem ganhando grande destaque em Santa Catarina nos últimos anos, que cada vez mais enxerga nesses creators uma vantajosa oportunidade de criar uma relação mais próxima de seu público alvo.

Com essa procura, os criadores locais estão querendo se profissionalizar e buscar formas para atender de forma eficaz marcas e agências de publicidade.

Assim como já acontece no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, o estado catarinense tem tudo para tornar-se um importante espaço para os influenciadores, já que grandes marcas hoje também procuram racionalizar seus conteúdos.

“Vejo que hoje algumas marcas preocupam-se em trazer mais voz aos creators regionais, principalmente para atrelar seus produtos ao público local e isso é muito vantajoso”, afirma Lucca Koch, especialista em marketing de influência.

O mercado de influência vem passando por um momento importante, se antes as empresas estavam entendendo o real papel desse profissional, hoje a relação é totalmente diferente. 

“Costumo bater na tecla que o creator precisa se profissionalizar e enxergar a sua entrega como um negócio e como tal deveria ter um planejamento estratégico como qualquer empresa. O amadorismo vem ficando menos aceitável nesse mercado competitivo”, destaca.

Agora espera-se um influenciador que entenda de métricas, precificação e tudo mais que envolve o seu negócio.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, ao menos 63% dos entrevistados gostam que os influenciadores digitais recomendem produtos e desses 76% já compraram algo anunciado por influenciadores digitais. E esses números devem aumentar cada vez mais.

Da mesma forma que o criador está se profissionalizando, o mesmo deveria acontecer na mente das marcas e agências. Hoje apenas enviar o famoso ‘recebidos’ como uma moeda de troca não funciona mais. A marca precisa entender que muitos creators só possuem aquela fonte de renda e dessa forma a remuneração precisa ser de acordo com o seu trabalho”, conclui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail