Siga nas redes sociais

Search

6 conselhos para empreendedores planejarem o ano

Foto: jamesteohart/AdobeStock

Este será um ano de desafios para empreendedores de diferentes segmentos. Na tecnologia, empresas de diferentes setores já deram o start em iniciativas internas para garantir mais vendas, retenção de talentos, engajamento dos times e buscar parcerias. 

As empresas estão investindo na automação de marketing, em práticas de inclusão e diversidade, em fortalecer a governança e em consolidar o modelo flexível de trabalho e em construir um bom networking.

Conheça algumas das iniciativas em startups e empresas de tecnologia e os conselhos para empreendedores: 

Planejamento e estratégia: é preciso ter foco e se concentrar nas metas da empresa

Na opinião de Guilherme Reitz, CEO e cofundador da Yungas, especializada na gestão e comunicação de grandes redes de franquias, é importante que o empreendedor se concentre em seu planejamento e estratégias, evitando gastar tempo e energia com o turbulento cenário político-econômico do país.

Ele teve duas jornadas no mundo do empreendedorismo até conseguir escalar o modelo de negócios com a Axado, startup pioneira e líder em tecnologia logística para ecommerce, que foi vendida para o Mercado Livre, em 2016, por R$ 26 milhões. Em 2018, fundou a Yungas, plataforma líder em customer success para grandes operações de franchising, que hoje já atende mais de 7 mil franquias, incluindo alguns dos maiores grupos do segmento no Brasil.

Marketing: automação para vender mais

O cenário global de recessão previsto para este ano é uma das preocupações do setor de vendas das empresas. Nesse contexto, André Floriano, country manager da edrone no Brasil, orienta que o foco seja a retenção de clientes, que exige menos investimento que a aquisição de leads.

A startup polonesa especializada em automação de marketing e busca por voz para comércio eletrônico acompanha a evolução principalmente de pequenas e médias empresas em 25 países.

No Brasil, uma das estratégias adotadas no ano passado foi a consolidação do time de vendas e se tornar uma referência em inteligência de dados de e-commerce para alavancar as vendas dos clientes. 

M&A: startups precisam adequar governança

Para Rafael Assunção,  fundador e managing partner da Questum, deverá ocorrer expressiva ampliação do perfil de empresas que buscam, por meio da aquisição de startups, acessar novos modelos de negócios, produtos e times este ano.

Para que os empreendedores estejam preparados para aproveitar as oportunidades, porém, é preciso se antecipar e aprimorar os aspectos de governança corporativa, levando a startup a um patamar de práticas tributárias, trabalhistas e societárias adequado às demandas de empresas de capital aberto.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail