Siga nas redes sociais

Search

Branding e vendas: estratégias comerciais baseadas em propósito são mais eficientes

Compartilhe

Foto: divulgação.

Sua marca não vende somente com base em objetivos comerciais. Pode parecer até óbvio (porque é!) mas é sempre curioso enxergar profissionais desatualizados, acreditando na venda justificada em si mesma. Acreditando na máxima “vende mais porque vende mais”. O branding surge para lembrar de que é preciso se conectar com seus consumidores. Um propósito, enfim!

Uma estratégia de vendas tem muito a ganhar quando se baseia em um propósito de marca bem direcionado. A forma de enxergar cada elemento de sua empresa e suas marcas, afinal, é parte do que faz esse propósito existir. E isso não é filosofia barata! É saber alinhar o sucesso de sua marca e a abordagem de vendas.

Expectativa cumprida é o mínimo. Supere!

O papel do branding é trabalhar, com a marca, o posicionamento ideal para que ela se fortaleça. Isso significa que toda interação entre a empresa e seus clientes passa por esse gerenciamento. Isso vale para as relações comerciais também. Afinal, esse já não é mais um ponto de interação final da jornada do consumidor. Cumprir a expectativa de seu cliente é só o começo. E o básico!

A princípio parece contraditório, já que geralmente discute-se o branding aplicado a estratégias de marketing e comunicação. Como conciliar a parte de vendas, comercial e focada em ampliar seus resultados, com um posicionamento de marca engajador? A saída do branding é se basear no ponto que une todos os responsáveis pela marca: a experiência do cliente!

Manter um relacionamento duradouro com seu cliente, como você pode imaginar, não cai do céu. Como já dito no começo, uma marca não vende apenas baseada em estratégias comerciais. É preciso envolvimento. É preciso paixão. É preciso se diferenciar no momento em que as vendas estão no protagonismo da estratégia. Mas para que isso aconteça, sua marca deve entender expectativas de quem a acompanha e superá-las. Só assim tem-se um branding coerente, que fala a língua da empresa sem se contradizer em suas estratégias!

Marcas com posicionamento bem definido valem mais do que as que não têm

Como vimos, encontrar o propósito de sua marca é bem menos filosófico e metafísico do que o termo sugere. Além de empoderar sua marca, o propósito promove crescimento e, claro, vendas! Em um estudo com mais de 200 empresas, John Kotter, da HBS (Harvard Business School), comprovou a teoria. Empresas com base em ideais superam o faturamento em até 400% comparadas às outras.

Claro que, talvez, isso só confirme algo que você já sabe. Afinal, quem acredita e luta por algo já está mais encaminhado e focado em estabelecer relações. Saber unir o propósito de sua marca com estratégias comerciais envolve entregar valor.

Quando esse valor é percebido em uma venda, você garante um cliente que pode ser recorrente. Que pode indicar sua marca. Um cliente que pode ser mais do que sua estratégia de vendas marcava apenas como mais uma conversão!

Por que a sua empresa está fazendo isso?

Pense que, em uma situação rotineira, seu time de vendas conseguiu um bom resultado em uma conversão. Não precisa nem ser um bom resultado quantitativo, por enquanto. Empresas B2B, por exemplo, têm estratégias com ciclos maiores de vendas, e precisam conquistar aquele cliente.

A pergunta para essa situação é simples: por quê? É porque metas precisam ser cumpridas? Um bom branding vai além da questão do lucro. Conhecer o impacto de sua marca não é somente uma ação vazia em que sua empresa espera que o cliente embarque! É poder atrair pessoas que acreditem no propósito.

Confira outras colunas do Felipe Gondin clicando aqui.

Compartilhe

CEO da CAPME

Leia também

Receba notícias no seu e-mail