Os testes com a rede de conexão 5G já começaram no Novale Hub, o Centro de Inovação Jaraguá do Sul.
Após a instalação das antenas nas luminárias da rua Cesare Valentini, que passa em frente ao prédio, viabilizada pela parceria entre a prefeitura da cidade e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), os primeiros equipamentos que podem ser conectados nessa rede já começam a ser postos à prova.
A startup Preddita, especializada em redes de conexão 5G e LoRa, incubada via Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) JaraguaTec, já está testando seus equipamentos.
Agora o município está articulando para que a rede seja disponibilizada para testes, para todas as empresas instaladas no prédio.
Com isso, o espaço se tornará a primeira estrutura pública da cidade a abrigar testes com a conexão.
O presidente do Conselho de Administração da Associação Centro de Inovação Jaraguá do Sul, que gere o Novale Hub, Luis Leigue, lembra que esse é um projeto ousado, com foco na tecnologia e na inovação:
Ele ainda reforça o empenho da classe empresarial para que a Anatel incluísse Jaraguá do Sul entre os municípios a serem inseridos no plano nacional de implantação da banda 5G.
Para o CEO do Novale Hub, Nelson Netto, o estabelecimento de uma rede 5G privada para o desenvolvimento e realização de testes de dispositivos e aplicações deve acelerar o processo de transformação digital das operações existentes: