Siga nas redes sociais

Search

Inteligência Artificial na arquitetura e decoração

Foto: Yhuri Ramos/divulgação.

A Inteligência Artificial (IA) é um dos temas que mais ouço nas pausas das reuniões, na sua grande maioria virtuais.

Nesta transição de reunião presencial para virtual, já podemos ver um exemplo de mudanças que chegaram para ficar.

A IA tem avançado em diversos setores, como finanças, saúde e tecnologia, mas a IA também está começando a transformar o setor da arquitetura e decoração. Sim!

Abaixo, vou mostrar alguns exemplos de como ela está sendo usada atualmente para melhorar o processo de arquitetura e decoração:

RECOMENDAÇÕES PERSONALIZADAS

As empresas de decoração já utilizam algoritmos de IA para oferecer recomendações personalizadas aos clientes com base em suas preferências e histórico de compras. Isso pode incluir sugestões para móveis, tecidos, cores e outros itens de decoração.

VISUALIZAÇÃO DE AMBIENTES

A IA sendo usada para criar visualizações em 3D de ambientes, permitindo que os clientes vejam como os itens de decoração ficarão em suas casas antes de comprá-los. Isso pode ajudar os clientes a tomar decisões mais assertivas sobre o resultado de sua decoração.

SELEÇÃO DE CORES

A seleção de cores pode ser um desafio na decoração de interiores. A IA ajuda os designers a selecionarem combinações de cores que melhor combinem o espaço e o estilo do cliente. Alguns aplicativos de decoração, por exemplo, usam a análise de imagens para identificar as cores que estão presentes em uma foto e recomendam uma paleta de cores correspondente.

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS

A IA pode ser usada para analisar tendências de decoração e prever quais estilos e itens serão populares no futuro. Isso pode ajudar os designers a ficarem à frente das tendências e a oferecer aos clientes recomendações relevantes.

Apesar das soluções existentes, é importante lembrar que a IA não substituirá a criatividade e o talento humano, mas pode ser uma ferramenta valiosa para os profissionais de arquitetura e decoração, que ganham com a otimização de tempo e com a qualidade dos projetos e também para os clientes, que ganham em economia e mais assertividade quanto ao alinhamento das suas expectativas do projeto até a compra dos produtos. 

Ainda temos muito a explorar neste sentido, mas à medida que a tecnologia continua a evoluir, acredito que haverão ainda mais aplicações da IA na arquitetura e decoração, ficamos torcendo e avançando também por aqui! 

Leia outras colunas da Luciana Mendes clicando aqui.

Compartilhe

CEO da La Decora

Leia também

Receba notícias no seu e-mail