Siga nas redes sociais

Search

Mulheres ocupam 35% dos cargos de liderança nas empresas

Crédito da foto: Daniel Zimmermann

Você sabia que atualmente 35% dos cargos de CEO nas empresas no Brasil são ocupados por mulheres? Entre os principais cargos de liderança, incluindo funções de diretora executiva e diretora administrativa, a proporção é de 32%.

Um crescimento importante para os dias atuais, ainda mais porque essa porcentagem era de 31% em 2021. Os dados são da pesquisa Women in Business, da Grant Thornton, realizada com mais de 250 empresas. De acordo com o estudo, a proporção de mulheres líderes cresceu 11% nos últimos 10 anos.

Apesar dos números serem positivos, as mulheres ainda são minoria em muitos campos como, por exemplo, na área de Tecnologia da Informação. Um estudo da Revelo destaca que mais de 87,7% dos desenvolvedores dessa área são homens. As mulheres representam apenas 12,7%.

Busca por equidade de gênero nos cargos de liderança

Atualmente existem empresas preocupadas em aumentar a diversidade nos cargos de liderança, apostando na contratação de mulheres. Uma pesquisa da edtech Gama Academy apontou que a contratação de mulheres é atualmente o maior desafio para as empresas do setor de TI. Entre os motivos pela resistência da contratação estão a falta de qualificação, ausência de habilidades técnicas, entre outros.

A igualdade de gênero no mercado de trabalho é uma luta antiga das mulheres e no setor de tecnologia é ainda maior, já que historicamente é uma área considerada masculina. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em cinco anos a participação das mulheres na área tecnológica cresceu 60% somente no Brasil.

Exemplos de lideranças na área de TI em Santa Catarina

Mesmo com tantos percalços no caminho, ainda existem exemplos de liderança feminina na área. A Ellevo é comandada por uma mulher há seis anos. Em 2017 assumi esse desafio com o intuito de estruturar as áreas administrativa, financeira e RH da empresa. A paixão pela área de desenvolvimento de software, gestão e corporativo já faz parte da minha vida.

Anteriormente, liderei por dez anos a gestão administrativa na empresa e com isso conheci todas as áreas e desafios da Ellevo. Com isso, veio o desafio de desenvolver e levar ao mercado o que hoje pode ser considerada a melhor solução de Gestão de Atendimento, Processos e Serviços, a nossa plataforma Ellevo Next.

Sempre tive três objetivos principais na Ellevo: desenvolver uma atualização da interface do sistema anterior, projeto que acabou dando origem ao novo Ellevo Next; aumentar a rentabilidade do negócio e visão de mercado; e profissionalizar a empresa, que antes era familiar.

Incentivos às mulheres

Aos poucos percebi que toda minha trajetória profissional poderia servir de exemplo e inspiração às jovens mulheres. Confesso que nunca tive como pretensão inspirar alguém, mas depois que minha filha nasceu vi a importância de traçar caminhos e servir de exemplo com uma história profissional forte. Hoje, estou muito feliz em poder inspirar mulheres a entrar na área de TI.

Na Ellevo estamos sempre buscando contratação feminina e de alguma forma, facilitando o acesso delas na tecnologia da informação. É importante sempre lembrar que as mulheres podem ser o que quiserem, indiferente da idade ou área profissional.

Compartilhe

CEO da Ellevo

Leia também

Receba notícias no seu e-mail