Siga nas redes sociais

Search

RD Station supera meta do compromisso 30/23 e avança na equidade de gênero

Foto: divulgação.

Em março do ano passado, a RD Station, empresa de Florianópolis líder de softwares (SaaS) para pequenas e médias empresas, anunciou um compromisso público 30/23  para aumentar para 30% a participação de mulheres no seu time interno de engenharia

Tema recorrente em empresas de diversos setores, as discussões sobre a participação de profissionais e lideranças femininas ganham ainda mais destaque durante o mês de março.

Um ano depois, a empresa, que partiu de 4% de mulheres nesta área em 2018 e estava em 21% no ano passado, inicia o mês com mais de 30% de mulheres em engenharia e 34.6% de mulheres na liderança de tecnologia, participação que estava em 19% no último ano.

Uma das ações desenvolvidas para garantir o cumprimento foi garantir que no mínimo 50% das vagas destinadas às áreas de tecnologia fossem preenchidas por mulheres.

Representatividade construída ao longo dos anos

O esforço para que o espaço em tecnologia seja cada vez mais diverso é um processo contínuo e que requer planejamento.

Faz parte da cultura da empresa ter um olhar atento para a diversidade como um todo, com atuações como a do grupo SER (grupo interno focado em discussões e ações práticas voltadas para gênero) e a criação do grupo Tech Ladies, por exemplo.

A empresa também possui diversas iniciativas educativas com lideranças, espaços para trocas de experiências e conhecimentos contabilizados como office hours, bem como a contratação de mais talentos femininos.

Essas iniciativas e programas fazem parte do plano de carreiras. Gabriela Baptista, líder de Diversidade e Inclusão da RD, explica que o envolvimento de diferentes áreas da companhia, líderes e analistas, possibilita a criação de uma ambiente seguro para todas as mulheres:

Um grande marco para a empresa no ano passado foi o programa Hello, World! com a contratação de 9 mulheres em início de carreira na tecnologia, como forma de superar a dificuldade de encontrar profissionais da área.

As mulheres passaram por aulas de linguagem de programação, frameworks, mentorias técnicas e workshops para desenvolvimento pessoal e carreira ao longo de 6 meses, e apresentaram um projeto final. Atualmente, estão todas inseridas em projetos do time de engenharia. 

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail