Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo científico na FURG conta com apoio da Sapienza

Compartilhe

Foto: BullRun/AdobeStock

Por Geraldo Campos, CEO da Sapienza, e Luciano Bitencourt, jornalista.

Dois editais de empreendedorismo científico recém-lançados pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) vão utilizar a expertise da Sapienza para criar startups e capacitar professores mentores no acompanhamento dos projetos.

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da universidade, a Innovatio, vem efetivando parcerias para a aplicação tecnológica e produção de conhecimento na solução de problemas enfrentados pela sociedade, com o objetivo de estimular a inovação dentro do ambiente acadêmico. 

Para o coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas, Aléssio Almada da Costa, esta é uma forma eficaz de contribuir com a transferência de tecnologia para gerar emprego e renda, criando startups preocupadas com a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Os dois editais lançados pela FURG são complementares. Um é de pré-incubação e está aberto à comunidade. São 100 vagas destinadas a empreendedores com ideias ainda embrionárias e que podem inscrever seus projetos individualmente ou em grupos de até cinco. 

Ao longo de 3 meses, a partir de maio, quando os projetos selecionados entram em pré-incubação, os empreendedores terão acesso a conteúdo, workshops ao vivo e mentoria através da plataforma com a metodologia Startup Evolution, da Sapienza.

O segundo edital oferece 15 vagas para professores e técnico-administrativos em educação da FURG que desejam se capacitar como mentores e ajudar no acompanhamento dos projetos pré-incubados.

Também conduzida pela Sapienza, a capacitação propõe o desenvolvimento de competências de mentoria através de práticas em inovação e empreendedorismo e conhecimentos especializados.

Vinculados à ao Parque Científico e Tecnológico (Oceantec), da pró-reitoria de inovação e tecnologia da informação da universidade, os editais expressam uma parceria público-privada em processos de inovação e empreendedorismo cujos resultados são promissores. 

Para consolidar a estratégia de incentivar o empreendedorismo científico, os projetos bem-sucedidos na fase de pré-incubação serão estimulados a continuar modelando o negócio dentro da incubadora para viabilizar a inserção de empresas no mercado.

Os professores mentores que desejarem continuar, vão poder participar de um programa mais aprofundado de capacitação e treinamento, de acordo com o Coordenador de Incubação de Empresas da FURG.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail