Siga nas redes sociais

Search

Micro e pequenas indústrias do Sul são as mais otimistas do país, segundo pesquisa

Foto: hedgehog94/AdobeStock

O mês de janeiro foi positivo na avaliação das micro e pequenas indústrias do Sul do Brasil, revela a pesquisa Indicador Nacional da Micro e Pequena Indústria, realizada pelo Datafolha a pedido do Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo (SIMPI).

Entre as cinco regiões do país, o Sul se destaca por 49% dos dirigentes entrevistados considerarem a situação de sua empresa ótima ou boa

Mais positivo ainda é o nível de funcionamento dessas empresas na região. Entre os entrevistados, 53% afirmam que suas empresas estão funcionando normalmente. No Centro-Oeste/Norte esse número é de 54%, no Nordeste 40% e no Sudeste 47% dos empresários afirmam que suas empresas têm situação de produção e prestação de serviço regulares.

O otimismo se mantém ainda na avaliação do faturamento no mês anterior a coleta dos dados para a pesquisa. Para 44% dos dirigentes do Sul, o faturamento no mês anterior foi ótimo/bom, apenas 16% dos empresários avaliam como ruim/ péssimo.

Ressaltando contrastes de cenários entre as regiões doBrasil, no Nordeste a avaliação do faturamento no mês anterior foi positiva para 31% dos entrevistados e 28% avaliam como ruim/ péssimo, sendo a região com a maior insatisfação com o faturamento em comparação com as demais regiões: Sudeste 23% e Centro-Oeste 17%

Contudo, ao analisar a situação financeira, o otimismo do Sul sede lugar a realidade na prática. No quesito capital de giro, a região ficou no limite com 45% dos entrevistados, indicando que os recursos foram exatamente o que precisavam. Na mesma questão apenas 12% dos empresários do Sul apontaram que o capital de giro foi mais do que suficiente, enquanto 42% afirmaram que o valor não foi suficiente.

O aperto no caixa levou muitos empresários a buscar no cheque especial o recurso para seus negócios. O levantamento indica que 5% acessaram o cheque especial para ter capital de giro. Não apenas no Sul, mas também no Sudeste (10%) e nas demais regiões: Nordeste 7% e Centro-Oeste/Norte 5%.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail