Siga nas redes sociais

Search

Alana AI é finalista em concurso de startups no South Summit Brazil

Marcellus Amadeus co-fundador e Chief Scientist da Alana AI. Foto: divulgação.

O South Summit Brazil se identifica como uma grande plataforma de inovação que promove principalmente o encontro de expoentes importantes no mercado de startups.

Empreendedores, investidores e empresas se reúnem para compartilhar conhecimento e gerar novos negócios e oportunidades.

Trata-se de um evento brasileiro co-realizado pelo governo estadual do Rio Grande do Sul e que acontece em Porto Alegre. A edição conta em média com mais de 20 mil participantes e recebe pessoas do mundo inteiro. 

Neste ano, a Alana AI, scale-up brasileira de Inteligência Artificial, foi convidada pelo Banrisul e pela Tecnopuc para compor o evento. A empresa tem se afirmado como grande produtora de inovação no mercado internacional.

O co-fundador e Chief Scientist, Marcellus Amadeus, e sua head de Open Innovation, Laís Cesar, foram convidados para apresentar painéis sobre regulamentação da IA e cultura de inovação em startups. Além disso, levam a empresa para o concurso mundial de startups como um dos 10 finalistas e esperam vencer uma das 5 categorias.

Em relação aos painéis apresentados, Marcellus fala sobre as expectativas que todos podem ter sobre a utilização da IA ao redor do mundo durante este ano, principalmente após participar do SXSW 2023. Uma das expectativas que coloca, de maneira um tanto realista, é que diversos setores terão problemas com desinformação.

O problema não são só as imagens que agora podem ser criadas com IA, como já se vê acontecer, mas também a falsa sensação de veracidade em informações que são dadas para oferecer suporte. Este problema se estende inclusive a questões compliance, isto é, de conformidade com normas e leis.

Laís, em outro painel, traz algumas inovações culturais criadas pela scale-up “dentro de casa”. Seu debate se constrói ao falar da tecnologia proprietária, criada nativamente em português sem empréstimos estrangeiros, e das soluções culturais, que busca aproximar a empresa e encaminhá-la para um objetivo comum. Ela cita, por exemplo, uma metodologia utilizada para gerar inovação dentro da Alana AI chamada Idea Box.

Mais do que isso, a Alana AI tem promovido stands e games valendo prêmios, algo que tem sido comum desde sua participação no SXSW. Utilizando tokens, eles incentivam os participantes a descobrirem quais respostas foram dadas por IA ou por humano, ou qual é a diferença de uma resposta traduzida do inglês para uma resposta gerada em português.

A competição de startups, que envolveu pitch e apresentações, começou com mais de 50 empresas antes do evento começar. Essas empresas foram competir presencialmente no evento e 10 têm a possibilidade de vencer as seguintes categorias: Destaque, Mais Sustentável, Mais Escalável, Mais Inovadora e Melhor Time.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail