Siga nas redes sociais

Search

South Summit Brazil: investidores-anjo se aproximam de universidades

Foto: Ramiro Sanchez/Agência Preview

No início da jornada de desenvolvimento de uma startup, empreendedores buscam capital para acelerar a validação do negócio e a conquista dos primeiros clientes. Neste momento, depois de terem injetado capital próprio e de pessoas próximas, os fundadores encontram nos investidores anjo uma fonte que vai além de capital, experiência, conhecimento acumulado, conexões valiosas, abertura para clientes e novos mercados.

Este potencial é ampliado quando os investidores se unem em redes para atuarem coletivamente junto a empresas nascentes e o ambiente universitário tem se fortalecido como elo de ligação, com grupos formados por egressos que buscam investir dinheiro e experiência em novos negócios e gerações. A

As vantagens deste modelo foram tema do painel Do angels make your dream come true? durante o South Summit Brazil, em Porto Alegre (RS).

Moderado por Luan Spencer, integrante da EA Angels, rede com egressos da UFRGS, o painel contou também com a experiência de Ricardo Hoerde, CEO da Diálogo Logística, Caroline Riley, da FEA Angels, e Bruno Franco, da Poli Angels.

Para Luan, uma das vantagens de se investir em redes ligadas a egressos da universidade é o poder da comunidade:

Na opinião de Bruno, quando o empreendedor atrai para o quadro de sócios de sua startup redes de anjos de egressos, além do capital e do próprio pool de investidores envolvidos no aporte, passa a contar com uma poderosa rede de conexões dispostas a ajudar:

A força das marcas das universidades que os egressos pertencem, associada ao grupo de anjos, também contribuem para o maior interesse dos empreendedores em acessar o capital deste perfil de investidor.

Isso favorece a própria jornada de captação comum à maioria das startups que, após os anjos, tendem a buscar veículos de investimento ligados a gestores de venture capital ou mesmo operações de fusões e aquisições (M&A), como destacou Caroline Riley no painel:

Ricardo Hoerde traz outro diferencial das redes de ex-alunos , o interesse que empreendedores egressos da mesma universidade acabam tendo de se relacionar com pessoas com formações semelhantes:

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail