Nesta semana celebramos a eleição da nova diretoria da Associação empresarial de Blumenau (ACIB). Pela primeira vez em 121 anos de associação, uma mulher foi eleita presidente.
Christiane Buerger, que é diretora presidente da Ártico, é a nova líder da associação empresarial mais antiga de Santa Catarina.
Precisamos ter cada vez mais lideranças femininas nas entidades, na iniciativa privada e no poder público. Ainda falta muita representatividade.
As mulheres não precisam provar mais nada. Elas lideram com competência, capacidade criativa, sensibilidade, inteligência emocional e muito mais. É preciso apenas que elas ocupem o espaço que tem por direito. Mas, infelizmente, ainda existem muitas áreas em que ter mulheres é algo inédito.
Ainda permanecem algumas ideias preconcebidas, arcaicas, retrógradas, que impedem avanços importantes.
Eu sou pai de meninas, e quero ver um mundo em que não exista mais nenhum ineditismo em ter uma mulher em posição de liderança, em qualquer lugar. Se tem algo que precisa ser normalizado é exatamente isso: mulheres líderes.
É bonito ver os movimentos de mulheres empreendedoras, programadoras, executivas, e em diversas áreas. Mas é preciso ir muito além. É preciso ampliar, acelerar, realizar.
A ACIB, juntamente com AMPE, CDL, os Sindicatos Patronais e demais entidades de negócios tem um papel fundamental nesse processo.
E o empoderamento feminino, em pleno século XXI, tem que obrigatoriamente estar em pauta. Precisamos de diversidade de pontos de vista e novas abordagens para construir soluções mais conectadas com os tempos atuais e, especialmente, o futuro. Diversidade é fundamental para a criatividade e a inovação.
É preciso agir de forma integrada para gerar impacto positivo, e ajudar transformar Blumenau em uma cidade melhor para as pessoas, para a vida e, também, para os negócios. Não só Blumenau, mas a região do Vale do Itajaí, o estado de Santa Catarina e todo o Brasil.
Com mulheres na liderança, pode e deve ser ainda melhor.