Siga nas redes sociais

Search

Pandemia impulsiona crescimento de startups de saúde no Brasil

Foto: Gregory Miller/AdobeStock

A pandemia impulsionou o crescimento de healthtechs em todo o mundo. Esse movimento se deve à grande demanda por soluções inovadoras e tecnológicas de cuidados com a saúde gerada pelo coronavírus. O aumento significativo de startups de saúde durante a pandemia reflete essa necessidade crescente por serviços de saúde mais eficientes e acessíveis.

A crise sanitária iniciada em 2019 impulsionou o crescimento de diversas áreas na saúde, incluindo a telemedicina, o monitoramento remoto de pacientes, o rastreamento de contatos e a análise de dados. 

Segundo um levantamento realizado pela Liga Ventures em parceria com a PWC Brasil, o número de healthtechs no Brasil cresceu cerca de 16% entre 2019 e 2022. 

Atualmente, existem aproximadamente 545 empresas mapeadas em 35 categorias, que vão desde soluções de agendamento até controle de doenças crônicas e saúde mental. Esse aumento significativo no número de startups de saúde no Brasil reflete a necessidade crescente por serviços de saúde mais eficientes e acessíveis.

A Viplen, por exemplo, que foi criada no interior de São Paulo, tem como meta chegar a R$20 milhões em faturamento no ano de 2023 com soluções de suplementação e mapeamento genético. 

Luis Fernando Câmara, empresário fundador da Viplen, tem a receita para o sucesso: inovação e resultado. “Sabemos que o mercado de venture capital passa por uma crise, com demissões em massa, mas temos ido na contramão deste movimento”, comenta Luis.

Segundo ele, as pessoas nunca se preocuparam tanto com cuidados relacionados ao bem-estar e saúde.

“Você pode não imaginar, mas seu perfil genético pode revelar muito além do que você pensa. Foi para desvendar isso que unimos serviços de nutrição e genética. Analisamos mais de 70 genes e 100 polimorfismos relacionados com fisiologia e metabolismo, possibilitando que as pessoas entendam muito mais sobre a própria saúde”, explica Luis.

Atualmente, a startup comemora a marca de 350 clientes atendidos ao longo dos seus 18 meses de história. Em 2022, o negócio faturou cerca de R$ 149 mil. Além disso, em meados de abril será lançado o aplicativo da empresa, que promete facilitar os serviços prestados.

A Truvio é uma startup de saúde brasileira que se destacou durante a pandemia de Covid-19, dobrando de tamanho em apenas quatro anos de mercado. Com produtos que se adequam às necessidades das empresas, independentemente de possuírem ou não um plano de saúde, a Truvio transforma dados em atendimento de qualidade, gerando otimização e economia. 

A startup atua em qualquer área, oferecendo gestão ágil, transparente e eficiente para corretoras e operadoras de saúde.

A plataforma desenvolvida pela Truvio ajuda a identificar os ofensores de saúde com agilidade e eficiência, garantindo mais eficiência na gestão do plano e produtos exclusivos. Atualmente, a startup de saúde cuida de mais de 100 mil vidas e já ajudou empresas a economizarem até 35% sobre o valor total gasto com saúde no primeiro ano de contrato.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail