Siga nas redes sociais

Search

Tecnologias disruptivas aplicadas ao marketing

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann.

Como as novas tecnologias disruptivas podem transformar a área de marketing e revolucionar a atuação das marcas? Hoje, num cenário de mercado extremamente complexo e competitivo, existem possibilidades infinitas para construir estratégias para gerar conexão com as pessoas e, consequentemente, melhores negócios.

Além da Inteligência Artificial, que finalmente chegou ao mainstream e despertou a atenção de todas as empresas minimamente conectadas com inovação, uma série de outras tecnologias também podem ser utilizadas para impulsionar a área de Marketing e gerar diferenciação de produtos e serviços.

As tecnologias tem que ser aplicadas com foco e propósito, entendendo o nível de maturidade da empresa para aplicá-las, a aderência ao contexto e às necessidades de mercado, e, principalmente considerando as pessoas no centro de tudo.

Alguns exemplos:

  • BLOCKCHAIN, com seu conceito de descentralização e autonomia econômica para as pessoas e grupos, pode gerar oportunidades de modelos de negócios muito interessantes para as Marcas, melhorando as trocas financeiras. Mas é uma área que demanda muita análise e estudo para evitar problemas, especialmente depois de vários fiascos e fraudes no mercado.
  • REALIDADE VIRTUAL e REALIDADE AUMENTADA, que tem alcançado sucesso em áreas específicas, como na saúde, construção civil, design e áreas militares, e tem potencial enorme de crescimento em muitos outras segmentos. A tecnologia evolui a passos largos e em breve pode ter uma explosão na adoção pelas pessoas, gerando experiências sensoriais únicas. Atualmente, pode ser usada de forma pontual em interações com os públicos, para ativação de marca, por exemplo. No futuro próximo, aplicações ainda mais interessantes poderão ser feitas.
  • O METAVERSO, que ainda está nos estágios iniciais, com casos pontuais de sucesso em usos específicos, ainda tem muito a evoluir e deve permanecer no radar dos gestores, mas com uma abordagem muito mais pragmática, sem deslumbramentos, considerando as reais necessidades dos clientes.
  • A nova arquitetura digital proposta pela WEB3, com suas ideias de mais velocidade, segurança, transparência e privacidade, criando umnovo paradigma de web semântica, que descentraliza o acesso e transforma as funções dos usuários. As possibilidades desta nova estrutura tecnológica ainda estão sendo dimensionadas, e poderá ser uma forma de realmente potencializar todas as tecnologias que citamos anteriormente.
  • INTERNET DAS COISAS, conectando dispositivos tanto nas casas cquanto nas indústrias e no comércio, gerando muito mais pontos de interação. O que eram demonstrações de conceito caríssimas há alguns anos agora passam a ser possibilidades viáveis com equipamentos acessíveis para implementacão imediata.
  • SENSORES E BIOMETRIA integrada a dispositivos pode ser um grande caminho para extender a entrega de valor da marca, especialmente nas áreas de saúde, bem-estar e estética, mas também no setor de segurança residencial e do trabalho. A capacidade de acompanhar em tempo real as pessoas, respeitando acordos de privacidade e gerenciamento de dados, tem potencial para criar aplicações extremamente úteis em situações específicas.
  • E não podemos esquecer da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, que continua se desenvolvendo de forma acelerada, com novidades diárias surgindo. É impressionante o que já pode ser feito com IA. Mas isso é apenas o começo das aplicações dessa tecnologia nos mercados.

É fundamental, lembrar que a aplicação de qualquer nova tecnologia não deve ser feita como um fim em si mesma. Toda nova tecnolgoia e inovação tem que atender objetivos claros, alinhados àss metas da companhia e aos conceitos da Marca, para que tenha resultados realmente efetivos.

Porque as possibilidades são infinitas, mas os recursos são escassos. Os gestores precisam escolher com muito cuidado onde e como vão investir nessas novas tecnolgoias. Mas não podem, por comodismo ou conservadorismo, deixar de explorar essas possibilidades.

Os novos líderes de mercado irão surgir do uso competente e convergente dessas novas tecnologias. Convergência tecnológica tem que ser o foco, ou seja, a fusão de duas ou mais tecnologias para gerar resultados ainda mais revolucionários. É nessa confluência de ramos tecnológicos que realmente deve acontecer uma explosão de possibilidades de novas soluções, produtos e serviços impactantes.

E, como disse Steve Jobs, a inovação é o que diferencia líderes de seguidores. Se você quer ser líder nesse novo contexto me mercado, fique atento e saiba usar as novas tecnologias.

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail