Search

Setor de tecnologia em SC deve superar 100 mil colaboradores até 2025

Foto: smolaw11/AdobeStock

O setor de tecnologia em Santa Catarina deve ultrapassar a marca de 100 mil postos de trabalhos ativos até 2025.

Isso é o que projeta o Mapeamento de Vagas 2023 realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com execução do Instituto Mapa, divulgado nesta semana.

Atualmente, com 76,6 mil postos de trabalho disponíveis no estado, a projeção é que o setor aumente em 44,3% o número de colaboradores nos próximos 3 anos. Apenas neste ano, o saldo previsto é de 10,2 mil novos postos de trabalho.

Participaram da pesquisa 443 empresas do estado, com levantamento feito entre 24 de novembro de 2022 e 07 de fevereiro deste ano.

A demanda por profissionais crescerá, sobretudo, na Grande Florianópolis, onde a previsão é que 18,1 mil novos postos de trabalho sejam criados. Na sequência aparecem o Vale do Itajaí, com criação de 6,5 mil vagas, o Oeste, com 4,2 mil, o Norte, com 2,2 mil, o Sul, com 2,1 mil, e a Serra, com quase 1 mil

“A projeção de 2021, confirmada pelos resultados do Caged, valida a metodologia da pesquisa, que aponta para um desenvolvimento ainda maior das empresas de tecnologia no Estado nos próximos três anos“, destaca Iomani Engelmann, presidente da ACATE.

O cenário é otimista para a geração de empregos, mas apresenta desafios quanto ao preenchimento dessas vagas. Ainda segundo o mapeamento, uma das causas é a falta de talentos capacitados para exercer as funções do mercado.

“Embora haja grande demanda por programadores, o setor de tecnologia da informação oferece oportunidades para profissionais muito além da programação. Os desenvolvedores são essenciais para construir e executar a operação de um produto. Os designers, por sua vez, conseguem pensar em usabilidade e experiência do usuário nas plataformas. O profissional de atendimento ao cliente fornece feedbacks valiosos para a melhoria do produto, marketing e venda para levar o produto ao mercado. Porém, tudo começa pela função desempenhada pelos profissionais que entendem do problema a ser resolvido com a solução a ser implementada, pois uma solução software é conhecimento sistematizado numa linguagem de computador”, complementa Moacir Marafon, vice-presidente de talentos da ACATE.

Algumas funções com projeções de aumento na demanda em empresas de tecnologia são analista de negócios (1,9 mil), gestor de projetos (1,7 mil), analista e cientista de dados (3 mil), designer de produtos (1,5 mil), analista de controle de qualidade (1,3 mil), analista de aplicação e infraestrutura (1,1 mil), administrador de banco de dados (1 mil), agile na área de scrum master (909), consultor de segurança da informação (839), cloud engineer (820) e analista de processos (678) e outros cargos (358).

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também