Siga nas redes sociais

Search

Maternidade e vida profissional: é possível obter o equilíbrio e crescer em ambos?

Foto: Daniel Zimmermann

Nós, mulheres, já obtivemos várias conquistas ao longo das décadas, como a entrada no mercado de trabalho, direito ao voto e a representatividade em cargos no governo. Podemos dizer que atualmente possuímos mais liberdade e oportunidades do que nunca. Mas vale lembrar que ainda enfrentamos muitos obstáculos e desigualdades, especialmente quando se trata de conciliar maternidade e carreira. 

Ser mãe é um papel desafiador e multifacetado, que muitas vezes envolve equilibrar as responsabilidades da maternidade com as expectativas e desafios da vida profissional, social e pessoal. Para muitas mães, eu inclusive, a maternidade é uma jornada de altos e baixos. Nos dedicamos a criar e educar nossos filhos, gerenciando o tempo, a energia e as expectativas que acompanham essa responsabilidade. Ao mesmo tempo, também nos esforçamos para construir carreiras, buscando equilibrar as necessidades familiar com as ambições profissionais.

Além disso, também enfrentamos desafios sociais e culturais que afetam nossa vida todos os dias. Muitas mulheres sofrem com a desigualdade salarial, sexismo, assédio e a falta de acesso a oportunidades iguais às oferecidas aos homens. Além disso, vale lembrar que precisamos lidar com expectativas culturais e sociais sobre como se vestir, falar e agir, além das famosas pressões sobre beleza, corpo e envelhecimento. No entanto, estamos nos unindo para enfrentar esses desafios e lutar por mudanças significativas em suas vidas e na sociedade como um todo.

Mãe e mulheres no mercado de trabalho 

Apesar das nossas conquistas, ainda temos um longo caminho a percorrer. Podemos perceber isso ao examinar a presença feminina no mercado de trabalho. No mercado de TI, onde eu atuo, o número de mulheres vem crescendo diariamente. 

De acordo com uma pesquisa da Brasscom, nós somos maioria em funções administrativas e minoria em funções de tecnologia, ocupando apenas 20% das vagas.  No total, no setor TIC, apesar de sermos metade da população, representamos 39% das contratações. Nos cargos de liderança, ocupamos apenas 31% das posições de CEO no Brasil. E a presença feminina nos cargos de alto escalão em empresas de médio porte passou de 38% para 39%, segundo dados da pesquisa Women in Business da Grant Thornton. 

Eu posso afirmar com orgulho que sou uma das mulheres e mães que ocupa uma posição de CEO. Ser mãe e ocupar um cargo de liderança pode trazer muitas satisfações, como a possibilidade de liderar uma equipe e alcançar objetivos profissionais, além de servir de inspiração e exemplo para outras mulheres empreendedoras. Mas também é um desafio, visto que exige um grande comprometimento com a empresa e com a família, além de uma capacidade de gerenciamento de tempo e recursos. 

Nós mulheres estamos redefinindo o que significa ser mãe e mulher na atualidade. Estamos sempre buscando novas formas de equilibrar a maternidade e a carreira, defendendo nossos direitos e lutando por igualdade e justiça em todas as áreas da vida. Hoje posso dizer que conciliar maternidade, vida amorosa, profissional e pessoal é desafiador, porém prazeroso. Ao longo dos anos, reuni algumas dicas que me ajudaram, espero que também as ajude:

 1.  Defina suas prioridades: estabeleça metas claras para cada uma das áreas da sua vida. Isso ajudará a focar a sua energia e o seu tempo nas coisas que são mais importantes para você.

2. Organize o seu tempo: crie um cronograma e planeje as suas atividades com antecedência, priorizando as tarefas mais importantes e urgentes.

3. Peça ajuda: busque o apoio da sua família, amigos e colegas de trabalho para dividir as tarefas e responsabilidades.

 4. Invista em si mesma: reserve momentos para praticar atividades que lhe tragam prazer e relaxamento, como exercícios físicos, leitura, meditação, entre outras.

5. Comunique-se: fale sobre as suas necessidades e limitações com pessoas importantes da sua vida, e busque encontrar soluções juntos.

6. Ser flexível: a vida é imprevisível, por isso é importante ter flexibilidade para lidar com os imprevistos que possam surgir. Esteja aberta a ajustar o seu cronograma e prioridades quando necessário.

7.Aprenda a dizer “não”: defina limites claros e diga “não” a atividades e compromissos que não são essenciais.

Lembre-se de que conciliar todas as áreas da sua vida pode ser um processo de tentativas e erros, mas com paciência, comprometimento e equilíbrio, é possível ter uma vida plena e satisfatória em todas as áreas. É fundamental saber que ninguém é perfeito: todas as mães cometem erros. Entenda que você não precisa ser perfeita o tempo todo! 

Compartilhe

CEO da Ellevo

Leia também

Receba notícias no seu e-mail