Siga nas redes sociais

Search

Por que o cooperativismo de crédito cresce sem parar no país

Marcelo Vieira Martins, CEO da Unicred União e colunista do Economia SC. Crédito das foto: Gabriel Richartz

Você sabe qual é a fatia do sistema financeiro que mais cresce no país? O cooperativismo de crédito. Os dados mais recentes do Banco Central mostram que o total de empréstimos ativos do sistema cooperativo aumentou 35,9% em 2021, enquanto a carteira de crédito geral do sistema financeiro do país cresceu 15%.

É no chamado Brasil profundo que as cooperativas de crédito estão ganhando o jogo de goleada. O segmento estabelece presença marcante no interior do país e faz toda a diferença quando o assunto é viabilizar negócios de pequeno porte. Os dados estão no Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, publicado anualmente pelo BC.

O número de agências e postos de atendimento aumentou 9,9% e hoje chega a mais da metade dos municípios brasileiros. E isso traz como consequência mais e mais cooperados: hoje são 13,6 milhões de pessoas físicas e jurídicas em todo o país vinculadas a cooperativas de crédito.

Outra informação a destacar: a solidez. Segundo o BC, o nível de provisões (as reservas financeiras para cobrir possíveis prejuízos) das cooperativas de crédito do país supera em 90% o risco de perdas na carteira de crédito. Isto é, o relatório conclui que o setor opera acima dos limites de segurança exigidos pela lei.

A esta altura você deve estar se perguntando: quais são as causas dessa expansão? Os fatores são muitos, mas destaco um fundamental: a conexão com as reais necessidades dos cooperados. Quem participa do sistema, sabe que pode contar com a cooperativa. E que ela está próxima, acessível, em contraposição à distância dos bancões, onde você muitas vezes não vê o seu gerente olho no olho.

Você que me acompanha sabe que sou um crítico do modo como as cooperativas se divulgam, às vezes deixando de mostrar seus pontos fortes de modo simples e objetivo. E esta é uma barreira a ser superada. Mas a verdade é que, quando se fala em conexão com o seu público e a sua comunidade, as cooperativas são imbatíveis.

É por isso que, tenho a convicção, os próximos relatórios do BC continuarão a trazer boas notícias para o cooperativismo de crédito.

Compartilhe

CEO de cooperativa de crédito, autor de livros sobre cooperativismo e Influenciador Coop do Sistema OCB.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail