Siga nas redes sociais

Search

O que o efeito da esteira hedônica tem a ver com sua empresa?

Compartilhe

Foto: divulgação.

Você já teve a sensação de que algo que queria muito simplesmente passou a ser banal depois que conseguiu? Esse efeito é conhecido como esteira hedônica, no qual uma pessoa se acostuma gradualmente a um estímulo e passa a sentir menos satisfação ao longo do tempo. Esse fenômeno é chamado assim pela semelhança a uma esteira rolante, no qual uma pessoa caminha sem sair do lugar.

Um exemplo prático é: se você comer seu prato favorito todos os dias, depois de um tempo, possivelmente você não terá tanto prazer quanto comê-lo só de vez em quando ou em ocasiões especiais.  

Isso acontece não só com necessidades essenciais, mas também, em relação a praticamente todos os aspectos de consumo de uma pessoa, como bens e serviços. Embora a adaptação hedônica possa diminuir a intensidade do prazer que uma pessoa sente com determinado estímulo, ela também pode ajudar a manter um nível de felicidade ou bem-estar mais estável ao longo do tempo.

Mas o que isso tem a ver com sua empresa?

Partindo do ponto que sua empresa vende um produto ou serviço, quantas vezes passou por modificações para que atingisse, de fato, o cliente ideal e criasse uma experiência única? Além disso, como sua empresa se mantém competitiva ajustando a forma como se relaciona com o cliente ao longo do tempo?

Fato é que, quando um produto ou serviço cumprem com seu objetivo, não há como e nem porque alterá-lo. A caneta BIC, criada em 1946, pode ser um exemplo. Seu propósito é suprir a necessidade de escrever e, por mais que seu padrão seja simples (e até feio), executa seu papel, literalmente.

No entanto, é preciso ir além, principalmente porque estamos na Era da Internet, em que as marcas estão competindo no on e no offline. Isso quer dizer que o posicionamento e as experiências mudam constantemente em uma velocidade muito rápida. 

A tecnologia pode ter um impacto significativo na esteira hedônica, uma vez que muitos dos estímulos agradáveis que experimentamos na vida moderna são fornecidos ou ampliados por ela. Por exemplo, as redes sociais, os videogames, a música, os filmes, as séries, entre outros,  podem fornecer experiências altamente prazerosas, mas também podem contribuir para a adaptação hedônica.

Uma das maneiras de driblar isso é através da constante oferta de novidades. À medida que as pessoas experimentam essas novidades, elas podem perder gradualmente o interesse nos que já conhecem e, portanto, precisam de uma constante renovação para se manterem engajadas.

Empresas estão cada vez mais apostando em experiências, usando a multimídia e multiplataforma a seu favor. O próprio metaverso, que teve seus 15 minutos de fama, principalmente durante a pandemia, foi um exemplo de que as pessoas, e as marcas, estão caminhando para um mundo híbrido, em que possam se conectar física e virtualmente. 

A esteira hedônica vem para dizer que, ao longo dos próximos anos, veremos uma adoção ainda maior da tecnologia, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes e o que e quem fazer brilhar os olhos e proporcionar uma experiência única, sairá na frente. Não fique no mais do mesmo. 

Compartilhe

Fundador do Estúdio Lune, especializado na criação de experiências interativas através de apps, games e web.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail