Siga nas redes sociais

Search

Telegram foi bloqueado: e agora?

Foto: Victoria_Regen/Pixabay

O aplicativo Telegram foi bloqueado no Brasil e ainda não existem informações referentes a um possível regresso. Se você é usuário deste aplicativo e precisa utilizar por motivos pessoais ou profissionais, o que pode fazer?

Apesar de ter sido bloqueado no Brasil, o Telegram continua a estar ativo fora do território brasileiro. Assim, ele pode ser normalmente acessado por usuários que não se encontrem no Brasil.
Com uma VPN, você pode mudar a localização do seu endereço de IP e acessar à web como se estivesse em outro território.

Uma VPN é uma rede virtual privada que permite que seus usuários acessem à web via um túnel encriptado. Para contornar o bloqueio do Telegram, basta saber como mudar seu IP por meio de uma VPN.

Como acessar ao Telegram bloqueado com uma VPN

Para acessar o Telegram bloqueado, você só precisa baixar e instalar uma VPN em um ou mais dos seus dispositivos. Existem várias opções no mercado, incluindo algumas VPN premium de referência com acesso a funcionalidades adicionais de cibersegurança. Para sua proteção, evite baixar e instalar uma VPN grátis, já que algumas são ineficazes ou têm problemas de segurança.

Após escolher e instalar uma VPN, acesse as definições e escolha a opção para mudar a localização do seu IP. Selecione um país em que o Telegram não está bloqueado (um país da União Europeia ou ainda Estados Unidos, por exemplo) e acesse o aplicativo sem problemas.

A possibilidade de mudar a localização do seu endereço de IP com uma VPN também pode ser utilizada para outras finalidades, como contornar bloqueios geográficos de outros aplicativos, assistir conteúdo exclusivo em portais de streaming como a Netflix, ou fazer compras online.

O que causou o bloqueio do Telegram no Brasil?

A história do atual bloqueio do Telegram no Brasil começou no final do ano de 2022, quando a Polícia Federal começou a investigar o celular do adolescente que vitimou quatro pessoas no atendado a uma escola em Aracruz (Espírito Santo). O crime chocou o país, acontecendo no mesmo dia em que o Brasil estreou na Copa do Mundo do Catar.

O adolescente tinha ligações a duas células extremistas promovidas no Telegram, por isto, a Polícia Federal solicitou ao aplicativo que enviasse todos os dados relativos a estes grupos. No entanto, o Telegram acabou por não disponibilizar a totalidade dos dados, o que levou ao seu bloqueio por parte das autoridades.

No dia 26 de abril de 2023, o Ministério da Justiça ordenou que o Telegram pagasse uma multa diária de R$1 milhão e cessasse todas as suas atividades no Brasil (temporariamente). A decisão do Ministério da Justiça foi tomada com base na segurança pública e justificada pelo perigo que “agrupamentos denominados Frentes Antissemitas ou Movimentos Antissemitas” presentes no aplicativo podem representar.

E agora, o que vai acontecer ao Telegram no Brasil?

O futuro do Telegram é incerto neste momento, principalmente atendendo ao fato que o Telegram foi suspenso no Brasil anteriormente. Para voltar a ser ativo, o Telegram terá que compartilhar a totalidade dos dados solicitados pela Polícia Federal. Mesmo que tal aconteça, não existem garantias reais de que o aplicativo vai voltar a estar disponível no Brasil.

Considerando que o Ministério da Justiça condenou o Telegram a pagar uma multa de R$1 milhão por dia, os responsáveis pelo aplicativo terão que procurar resolver essa situação o mais depressa possível para evitar danos financeiros ainda maiores.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail