Siga nas redes sociais

Search

Google e Inteligência Artificial: vem aí uma nova ferramenta de buscas

Compartilhe

Foto: @heaven.art.br

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem se estabelecido como uma tecnologia revolucionária em diversos setores, e o campo das ferramentas de busca não é exceção. O Google, líder indiscutível nesse mercado, está se adaptando e aproveitando o poder da IA para melhorar sua ferramenta de busca de maneiras nunca antes imaginadas. 

Desde sua criação, o Google tem sido uma referência na entrega de resultados de busca precisos e relevantes para os usuários. Prova disso é aquela brincadeira (com fundo de verdade): “Se não está no Google, não existe”.

Porém, com a chegada da IA, o Google tem aprimorado sua capacidade de entender a intenção por trás das consultas de pesquisa e fornecer resultados mais personalizados e contextuais.

Com a mudança, a ferramenta de buscas do Google vai usar um chatbot com inteligência artificial para responder a perguntas “que você nunca pensou que o search poderia responder” e ajudar os usuários a obter as informações que desejam mais rápido do que nunca.

A big tech está treinando seus algoritmos para compreender melhor o significado das consultas dos usuários, analisando não apenas as palavras-chave utilizadas, mas também o contexto em que estão inseridas.

No caso de pesquisas por voz, a IA possibilita que o Google compreenda e interprete melhor as consultas dos usuários, permitindo uma experiência mais natural e fluente. Além disso, o Google Assistant, assistente virtual da empresa, pode fornecer respostas instantâneas para perguntas simples, sem a necessidade de exibir uma lista de resultados de pesquisa.

Outra maneira pela qual o Google está aproveitando a IA é através da personalização dos resultados de pesquisa. Com base nas preferências e histórico de navegação do usuário, a ferramenta de busca pode apresentar resultados que sejam mais relevantes para cada indivíduo, além de explorar a capacidade da IA de prever as necessidades dos usuários antes mesmo deles fazerem uma pesquisa. 

Por exemplo, se alguém estiver planejando uma viagem, o Google pode apresentar, automaticamente, informações sobre destinos, voos, hotéis e atividades com base em dados anteriores e no contexto atual do usuário.

Embora existam desafios a serem enfrentados, como privacidade e imparcialidade, é inegável que a IA está impulsionando a evolução contínua do Google e tornando a experiência de busca mais satisfatória para os usuários. 

À medida que a IA continua a se desenvolver, podemos esperar que a ferramenta de busca do Google se torne ainda mais inteligente e eficiente, ajudando internautas a encontrarem as informações que precisam de maneira mais rápida e intuitiva.

Compartilhe

Especialista em tecnologia com mais de 20 anos de experiência no planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos inovadores.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail