A Guararapes acaba de iniciar a operação da sua nova planta de MDF, a maior das Américas e uma das mais competitivas a nível mundial.
A nova linha está localizada no complexo industrial de Caçador, onde a empresa já possui duas plantas industriais. Com investimento total de R$1 bilhão, a capacidade de produção será ampliada em 90%, passando para 1,140 milhão m³/ano.
Com isso, a Guararapes se consolida entre os maiores produtores de painéis de madeira das Américas.
“Esse momento é um marco para nós e para o setor, e reforça a nossa posição entre os principais players do segmento. Vamos oferecer um portfólio ainda mais completo, tanto para o mercado doméstico quanto para exportação”, celebra Ricardo Pedroso, CEO da empresa.
A Guararapes espera crescer pelo menos 15% em receita líquida em 2023.
A nova linha de produção vai gerar 280 empregos diretos e 650 indiretos. Durante a construção, mais de 700 pessoas trabalharam no canteiro de obras, impactando positivamente a economia de toda a região.
Com foco em sustentabilidade, a nova planta conta com um evaporador em circuito fechado, que recebe o efluente bruto, separa o conteúdo sólido do líquido e permite a reutilização do material condensado no processo industrial.
“Esse sistema tem como principal objetivo a eliminação do lançamento de efluente no meio ambiente, além de gerar economia na utilização de água, pois estamos utilizando a água da madeira, transformando-a em vapor e deixando de captar água do subsolo”, explica Diorgenes Bertolin, diretor industrial da Guararapes.
Para reaproveitamento ainda maior de água, foram construídos na área da fábrica três grandes lagos, com capacidade de 38.132 m³, para coleta da chuva.
Além da água da precipitação pluviométrica direta, a área externa de 243.568 m² também foi toda construída com drenagem específica para destinação da água da chuva para os lagos, para posterior reaproveitamento.
“Essa inauguração contribui com o desenvolvimento econômico dos estados de Santa Catarina e do Paraná e consolida a região como referência no segmento”, detalha o CEO.
Além do complexo industrial de MDF em Caçador (SC), a empresa possui fábricas de compensado em Santa Cecília (SC) e Palmas (PR), e sede administrativa em Curitiba (PR).