Por Roberto Vilela, consultor empresarial e estrategista de negócios
Contatos são essenciais tanto na vida particular quanto em relação ao trabalho. Por isso, conexões de valor fazem uma grande diferença no mundo corporativo.
Elas são muito mais do que simples trocas de cartões de visita em eventos de networking, mas envolvem relacionamentos autênticos e significativos que podem abrir portas, fornecer insights, inspirar colaboração e impulsionar o crescimento empresarial.
Saber nutrir contatos relevantes, que possam indicar a empresa para um cliente, aproximar futuros sócios ou parceiros de projetos, é uma prática dominada pelos empresários de sucesso.
As relações interpessoais têm um valor único que vai além das transações puramente comerciais. A confiança, o entendimento mútuo e a capacidade de colaboração são elementos essenciais para o crescimento e sucesso duradouro no mundo dos negócios.
Uma indicação pode valer mais do que a própria propaganda de si mesmo. Por isso, quando se tem credibilidade e é conhecido em um meio, fica muito mais fácil vender o serviço ou produto de uma empresa.
Da mesma forma, ter alguém confiável a quem recorrer quando precisa de uma informação ou indicação, é igualmente importante.
Para desenvolver conexões valiosas, é necessário cultivar relacionamentos autênticos e duradouros. Contatos superficiais e interesse apenas em obter benefícios imediatos não ajudam muito.
Em vez disso, é importante construir relacionamentos genuínos, baseados na confiança e no respeito mútuo. Isso envolve ouvir ativamente, oferecer ajuda e apoio quando possível, compartilhar conhecimentos e ser honesto e transparente em suas interações.
É assim que se cultiva conexões de valor.
Existem várias maneiras de cultivar conexões valiosas no mundo dos negócios. Participar de eventos do setor, conferências e seminários é uma ótima maneira de conhecer pessoas com interesses e objetivos semelhantes.
Além disso, envolver-se em comunidades online relevantes, participar de grupos de discussão e redes sociais pode expandir o alcance e permitir conexões com profissionais de todo o mundo.
Se aproximar de pessoas influentes na área em que atua e, obviamente, de pessoas que possam somar a lista de contatos.
Mas o networking estratégico não se limita apenas a conhecer pessoas, mas também a cultivar relacionamentos existentes.
Manter-se em contato regularmente, seja através de reuniões, chamadas telefônicas ou e-mails, ajuda a fortalecer os laços e demonstra o interesse genuíno nas outras pessoas.
Ser ativo em compartilhar informações relevantes e recursos com sua rede também pode estabelecer a figura de uma pessoa ou empresa como um membro valioso da comunidade empresarial.
Você tem que ser tão importante e útil para a lista de conexões a qual está inserido quanto os membros da sua lista são para você. Tenha e seja um elemento agregador.
O termo se refere àquela pessoa que sempre sabe indicar um profissional ou empresa para resolver um problema. Alguém a quem as pessoas recorrem quando precisam de um contato importante.
Conto mais sobre esse termo e, também, sobre o conceito de conexões de valor, no meu livro Caçador de Negócios, no qual falo sobre as características necessárias para ter sucesso no mercado.