A Voltbras, de Florianópolis, tem participado de um projeto na Bolívia que viabiliza recarga de bicicletas elétricas gratuitamente, além de ser parceira comercial da empresa responsável por fornecimento de eletricidade no país.
Desde junho do ano passado, bolivianos que utilizam bicicletas elétricas podem fazer a recarga do veículo nas estações instaladas pela Empresa Nacional de Electricidade (ENDE), em La Paz, Cochabamba, Santa Cruz y Oruro.
Os usuários podem utilizar o serviço de duas formas: uma delas é por meio de conexão direta da bicicleta elétrica em um ponto monofásico para recarga lenta nos postos.
A outra é através do aplicativo desenvolvido pela empresa. Com o aplicativo, os bolivianos que quiserem recarregar as bicicletas podem desbloquear o acesso à central elétrica para utilizar o serviço.
Segundo Bernardo Durieux, CEO da Voltbras, as empresas têm acesso a um aplicativo personalizado com a marca para disponibilizar a seus clientes, com uma interface intuitiva, mapa com as estações de carregamento, formas de pagamento facilitadas e planejador de rotas.
De acordo com o Banco Mundial, o setor de transportes é responsável por 35% das emissões de combustíveis fósseis na América Latina.
Sendo assim, 27 dos 33 países da região vem colocando o setor de transportes entre suas prioridades para mitigar as mudanças climáticas.
Um deles é a Bolívia, que desde 2021 vem priorizando a mudança da matriz energética para sistemas ecologicamente corretos, por meio do uso de fontes alternativas.
O país promove a eletro mobilidade por meio de decreto, incentivando financeiramente a fabricação, importação e compra de veículos elétricos.