Siga nas redes sociais

Search

Tecnologia, saúde pública e a ascensão de ciclos econômicos virtuosos

Omar Tomalih
Foto: divulgação

Por Omar Tomalih, secretário de Saúde de Balneário Camboriú

As políticas públicas de saúde têm papel crucial na melhoria dos indicadores de qualidade de vida e bem-estar.

Elas impactam, também, na economia das cidades e nos índices de prosperidade dos cidadãos. Ações eficazes melhoram a economia local, reduzem os custos, aumentam a produtividade, estimulam o empreendedorismo e impulsionam o setor de serviços.

Com as mudanças globais que vem acontecendo, especialmente após a recente pandemia, a tecnologia e a inovação são os caminhos para criarmos ciclos econômicos virtuosos como os que tivemos a oportunidade de ver de perto na Hospitalar 2023, a maior feira do setor na América Latina que aconteceu em São Paulo.

A implementação de tecnologias da Inteligência Artificial, sistemas de telemedicina e prontuários eletrônicos, reduzem custos e melhoram a eficiência do sistema.

Procedimentos menos invasivos e diagnósticos mais precisos diminuem a necessidade de hospitalização prolongada. Isso tudo é uma realidade, como vimos no evento, e não é mais algo distante e inatingível.

Porém, essas mudanças exigem resiliência e adaptabilidade por parte de quem tem o compromisso de gerir a saúde pública.

O principal desafio é, justamente, criar estratégias eficientes de diminuição de filas e tratamentos mais baratos e eficientes, porque isso, embora muitos não façam essa relação, melhora o ambiente para os negócios.

Cuidados médicos de qualidade e ágeis incentivam o empreendedorismo, enquanto a saúde dos moradores atrai empresas que valorizam essa mão de obra saudável.

Para Santa Catarina, por exemplo, um estado vocacionado para o turismo, é inegável que a saúde é fundamental para a expansão do setor.

Com infraestrutura adequada e serviços médicos confiáveis, damos segurança aos nossos visitantes.

Em Balneário Camboriú, além de trabalharmos com a sazonalidade dos períodos de maior ocupação da cidade, investimos para que os moradores tenham, durante todo o ano, o atendimento necessário.

Estamos focados, especialmente na saúde da família, dando assistência para que todos estejam saudáveis, independente do estágio de vida em que estão.

Por isso, temos programas que atendem desde o pré-natal até o cuidado com a terceira idade, tudo isso implantando iniciativas inovadoras.

Políticas de saúde eficazes desempenham um papel crucial no ecossistema econômico das cidades. A evolução do sistema não beneficia apenas a população, mas, também, o desenvolvimento econômico.

É este o caminho que devemos escolher para continuarmos trilhando o rumo do desenvolvimento.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail