A venda no e-commerce só é concluída quando pedido chega às mãos do destinatário, porém, após a finalização do pedido na internet, o serviço de logística geralmente é repassado para as transportadoras, o que reduz o controle das lojas sobre a experiência do consumidor.
De acordo com a pesquisa CX Trends, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 65% dos clientes já desistiram de uma compra online por causa de experiências ruins e 43% disseram ter acontecido mais de uma vez.
Para garantir a satisfação nas entregas, empreendedores com trajetórias no mercado reuniram-se e criaram a Boxlink, solução em software que integra logística e marketing para fidelização de clientes. O crescimento da startup é consistente e o faturamento mensal subiu 323% no ano passado.
A ideia de desenvolver a startup surgiu enquanto atuavam em uma empresa de tecnologia especializada em leitura de volume para produtos de transportadoras. Com o tempo de operação, perceberam que outros players de transporte também eram relevantes para o mercado, porque estavam diretamente ligados à qualidade das entregas do e-commerce, e à fidelização dos clientes.
Partiram para uma fase de pesquisas e buscaram referências fora do Brasil para criar o negócio. Atualmente com 4 anos de existência, a empresa conta com 20 funcionários e está sediada em Florianópolis. São mais de 26 clientes na carteira, entre elas corporates como Granado, Bauducco e Simple Organic.
Para Fernando Sousa, fundador e CEO da Boxlink, o mercado de e-commerce já aproveita os espaços livres para crescer no Brasil. E, cada vez mais, empresas de diversos tamanhos e segmentos percebem a necessidade de consolidar vendas online com a melhoria das experiências dos clientes.
“A logística se torna uma preocupação para diversos modelos de negócio que estão na internet. São muitas as questões da área que influenciam para a finalização da compra: prazo de entrega, preço do frete e experiência do cliente na compra anterior. Quanto mais o controle desses processos estiver com a empresa vendedora, melhor”, destaca.
INTEGRAÇÃO
Quando a compra é finalizada no e-commerce, o cliente começa as visitas frequentes à página de rastreio, na qual coleta informações sobre a entrega.
De acordo com a startup, são realizadas, em média, 3 visitas por compra realizada e, esses portais ainda estão, no geral, ligados ao site da transportadora, como é o exemplo dos correios.
O software da startup oferece integração das empresas com mais de 2 mil transportadoras cadastradas, para que as empresas possam escolher o melhor serviço, e, em todos os casos, o trajeto do produto pode ser acompanhado pelo cliente do e-commerce em um ambiente virtual integrado à loja e customizado com a identidade visual do vendedor.
As funcionalidades permitem estratégias de marketing alinhadas à entrega, como inserir textos, banners e produtos oferecidos pela marca.
“A página de rastreio é um campo estratégico de comunicação das marcas. Não precisa ser um espaço ocioso e sem ligação com o e-commerce. Os clientes da Boxlink perceberam melhora nos processos, por exemplo, com a junção na solução de envio de notas fiscais e a escolha dos melhores custo benefício entre as transportadoras. A ferramenta é importante tanto para a organização interna da logística quanto para o contato externo com o cliente final”, conclui.