Siga nas redes sociais

Search

A economia catarinense e sua reinvenção

Compartilhe

Foto: Empreende SC Summit.

Desde que assumi, a convite do governador Jorginho Mello, o desafio de liderar à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação estabeleci como uma das prioridades ouvir os empreendedores, as entidades da sociedade civil organizada e às lideranças e representantes do setor de tecnologia e inovação de Santa Catarina.

No programa SC Inovadora, lançado em março, colocamos o setor produtivo no centro das medidas planejadas e que serão implementadas ao longo dos próximos quatro anos. O foco da maioria das ações está no atendimento dos chamados “fatores críticos de produção e serviço”.

Essa é a forma mais rápida e eficiente de atendermos o propósito estabelecido pelo governador de reinvenção da economia de SC a partir da inovação. Esse é um dos pilares da atuação da secretaria, criada oficialmente em fevereiro.

Desde o início do trabalho tenho buscado essa aproximação e diálogo, juntamente com o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, que tem me acompanhado nas agendas possíveis de conciliar. Entre as empresas já visitadas estão a WEG, em Jaraguá do Sul, a BMW, em Araquari, a ENGIE, em Florianópolis, a Koerich, em Biguaçu, e a Intelbras, em São José.

Recentemente estive em Rio do Sul e pude visitar duas empresas de setores diversos que são exemplos de inovação e mostram a força do empreendedorismo catarinense.

Na Magazord, encontrei uma empresa que é um exemplo clássico da nova economia catarinense. Conversei com o CEO e Fundador, Jaison Goedert, que junto com a esposa Ioná Goedert, contou a trajetória de crescimento do negócio nos últimos quatro anos, mesmo com a pandemia. Antes eram 30 colaboradores, lá no início em 2019. Atualmente são 350 funcionários, com perspectiva de chegar a 400 até o final de 2023. A partir do Alto Vale do Itajaí atendem centenas de negócios do Estado e do Brasil com sua plataforma de e-commerce.

Em outra agenda, visitei a Pamplona Alimentos e conversei com a presidente Irani Pamplona e diretores da companhia que tem 75 anos de história e é referência no mercado estadual, nacional e exporta seus produtos para vários países. Lá encontrei uma empresa sólida, com mais de sete décadas de existência, que cresce ano após ano e investe muito em tecnologia e inovação para atender consumidores cada vez mais exigentes.

A cada encontro como este, reafirmo minha convicção da importância de estabelecer essa conversa franca e aberta com quem produz e gera emprego e renda para quem mora em Santa Catarina. Isso é fundamental para que juntos com os colegas secretários de estado criemos um programa de desenvolvimento econômico no Governo do Estado que atenda às necessidades do setor e contribua para à reinvenção da economia estadual. Essa é uma das cobranças do governador Jorginho Mello e para a qual trabalhamos diariamente.

Ouvir quem empreende é fundamental para implementação de ações que impactem no dia a dia dos empreendedores e traga ganhos para a sociedade como um todo. As visitas continuarão para que juntos possamos construir um plano de desenvolvimento econômico de Santa Catarina com a perspectiva de médio e longo prazo.

Compartilhe

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail