Siga nas redes sociais

Search

Como os jovens vêm revolucionando as empresas

tke logística
Foto: Divulgação/Flickr NTC&Logística

Por Franco Gonçalves, gerente administrativo da TKE Logística.

Nossa sociedade tem passado por um período de rápidas transformações, impulsionadas pelas revoluções tecnológicas, desafios climáticos, fortalecimento de novas rotas comerciais e desenvolvimento social.

Essas mudanças têm gerado discussões frequentes sobre como resolver os desafios contemporâneos por meio de diferentes perspectivas, especialmente diante da nova realidade em que nos encontramos. Nesse contexto, a juventude desempenha um papel crucial na construção de um futuro promissor.

Os jovens têm a capacidade de enxergar o mundo de maneira única e trazer uma energia transformadora para a sociedade. Eles cresceram em um ambiente moldado pelas inovações tecnológicas e estão conectados como nunca.

Essa geração tem acesso a uma quantidade sem precedentes de informações e recursos, permitindo-lhes ter uma visão ampla do mundo e das possibilidades que ele oferece.

Além disso, os jovens possuem a coragem e a audácia para desafiar as normas estabelecidas, questionar o status e buscar soluções inovadoras para os problemas existentes.

Outro ponto importante, é entender que o próprio conceito de “jovem”, tem mudado. Apesar do Estatuto da Juventude situar a categoria dos 15 aos 29 anos, hoje, pessoas acima disso ainda podem ser consideradas totalmente novas.

Um bom exemplo é acompanhar a faixa etária dos presidentes de diversos países, como: Joe Biden (EUA) com 80 anos, Lula (Brasil) com 77 anos e Xi Jinping (China) 69 anos, sem falar em diretores e presidentes de empresas e associações com a mesma idade.

No entanto, para entender o papel da juventude na construção do futuro, é necessário reconhecer também a importância das gerações passadas. As conquistas e os ensinamentos dos mais antigos, fornecem uma base sólida para que os jovens possam construir e expandir seu potencial.

As experiências e os conhecimentos transmitidos pelos mais antigos desempenham um papel fundamental na formação de oportunidades, permitindo a nova geração aprender com os erros e sucessos do passado.

Podemos falar de uma inspiração que mudou a visão da época e, principalmente, o da juventude, com os feitos do Ayrton Senna. Um ícone do automobilismo brasileiro e um dos maiores pilotos de todos os tempos, onde não apenas conquistou vitórias nas pistas, mas também se tornou um símbolo de superação, dedicação e excelência.

Sua paixão pelo esporte e seu compromisso em fazer a diferença inspiraram jovens de todo o mundo, mostrando-lhes que é possível alcançar grandes feitos, independentemente das circunstâncias.

Atualmente, falando agora de ambientes corporativos, temos uma diferença de até 60 anos entre a pessoa com mais idade, muitas vezes com uma vida mais estabilizada e não tão afoito em relação a mudanças. Por outro lado, os mais novos querendo mostrar do que é capaz e criar novidades. É preciso haver essas discussões positivas, para ter equilíbrio e que ambas as partes se ajudem.

É comum os jovens tomarem posições estratégicas de desenvolvimento em grandes empresas, contando com o apoio e mentoria de executivos sêniors.

Parceria entre pessoas com bagagens diferentes, acaba trazendo a inovação com uma base de informações e tecnologias novas, junto ao know-how aprendidos com anos de vivência em campo, diminuindo o tempo de implantação ou margem de erros em um projeto.

Na prática, posso compartilhar com vocês que no setor de transporte, onde atuo, existe a COMJOVEM, a Comissão de Jovens e Empresários e Executivos da NTC&Logística, que enaltece o trabalho da juventude do segmento. Proporciona um espaço que possam compartilhar ideias, contribuir com insights e promovendo o desenvolvimento de todos.

Além de oferecer oportunidades de networking, mentorias e capacitação com outras gerações, visando impulsionar a carreira dos jovens profissionais e empresários.

Possivelmente, aqueles que estão entre as idades mais avançadas, imagine que os jovens estão querendo fazer coisas demais, porém, acredito que seja fundamental que a sociedade valorize a juventude, criando um ambiente propício para poderem desenvolver tudo aquilo tendem a entregar.

Investir em educação de qualidade, incentivar a participação ativa dos jovens na tomada de decisões e proporcionar oportunidades de crescimento são algumas das medidas necessárias para que eles se tornem agentes de transformação.

Da mesma forma que foram guardadas máquinas de datilografia quando nos foi apresentado o computador, precisamos estar sempre abertos as novidades e como podemos utilizá-las de maneira assertiva.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail