Siga nas redes sociais

Search

Atitude, conhecimento e credibilidade continuam sendo importantes aqui e lá fora

Roberto Vilela
Foto: Daniel Zimmermann

*Por Roberto Vilela, consultor empresarial e estrategista de negócios.

Em um mercado global, onde a maior parte dos profissionais anseia por ascensão rápida e exponencial, percebo que alguns conceitos mais conservadores ainda são válidos.

Apesar de vivermos cenários dinâmicos, onde a velocidade e a superficialidade parecem ser pré-requisitos para o sucesso, pelo menos no entendimento da maioria, confesso que tenho um pouco de dificuldade em concordar com isso. Pode parecer teimosia ou resistência, mas nem sempre apoio o que é consenso para a maior parte das pessoas. Aliás, por muitas vezes discordo.

Renunciar à individualidade, ou seja, àquilo que gostamos de fazer, nem sempre é simples ou prazeroso, entretanto, por vezes, se faz necessário. Os negócios exigem estratégias e planejamento, movimentos que nem sempre são os mais agradáveis, porém são importantes.

Costumo dizer que em ambientes inóspitos ou de elevada complexidade, os profissionais acima da média se destacam, crescem e mostram a sua verdadeira capacidade. Nesse tipo de ambiente, podemos perceber o quanto cada um de nós já avançou na carreira, medir o nível de nossa trajetória e estabelecer conexões verdadeiras e duradouras.

Vi isso muito nitidamente durante a ITMA, maior feira internacional de tecnologia têxtil e de vestuário do mundo, que aconteceu neste mês, na Itália. Quando participamos de um evento com essa magnitude, tudo fica muito explícito e podemos validar os famosos conceitos conservadores, que afirmo: são válidos.

Independentemente de onde estejamos e das diferenças culturais ou de idioma, no final tudo acaba sendo muito similar. Buscamos por conhecimento, inovação, experiências consistentes e aceleração dos nossos negócios.

O que não acontece simplesmente porque se é jovem, bonito, sorridente ou midiático, mas é resultado de uma longa trajetória, semeando boas conexões, apresentando resultados, agindo com seriedade, ética e integridade.

O mundo dos negócios pode até parecer complexo e por muitas vezes é. Entretanto, existem alicerces básicos que quando observados, facilitam, e muito, todo o processo.

Para atingir os objetivos, lembre-se de pensar em médio e longo prazo. A consistência está intimamente ligada com a constância, portanto comece agora algo que você deseja acessar no futuro. Mas, mantenha a cadência e não abandone seus sonhos ou objetivos por conta da falta de resultados no curto prazo.

Aliás, na maioria das vezes, os resultados não virão no curto prazo. Mas se acontecer, comemore e fique atento, pois não é comum.

Evite a soberba ou a atitude de acreditar que já sabe muito ou não precisa de apoio por conta de sua história, lembre-se de como os processos são dinâmicos e assustadoramente desafiadores, o ano de 2020 foi bom exemplo disso.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail