Siga nas redes sociais

Search

Com novo rosto, Núcleo de Marketing da ACIB quer evoluir o setor em Blumenau

Foto: divulgação/ACIB.

Estrategista em marketing, fundadora da VINO Marketing Digital, colunista do Economia SC e uma das vencedoras do 20º Prêmio Gustav Salinger, Fernanda Trein acaba de assumir a cadeira da coordenação do Núcleo de Marketing da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB)

Nesta entrevista exclusiva, ela conta como a entidade auxilia os empresários e empresárias da cidade, quais ações planeja para o núcleo e como pretende aprimorar marketing a partir dessas ações na cidade. Confira abaixo:

Como a ACIB auxilia os empresários e empresárias de Blumenau?

Fernanda: Com mais de 120 anos, pioneira no estado de Santa Catarina, a Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) tem se estabelecido como uma referência nacional. Com um crescimento contínuo, atualmente contamos com mais de 830 associados, acolhendo e apoiando toda a classe empresarial de Blumenau. A ACIB adota uma metodologia de associativismo importada da Alemanha, país reconhecido mundialmente por sua excelência empresarial. Hoje pode parecer óbvio, mas há 30 anos era uma abordagem inovadora.  Consiste na criação de núcleos compostos por empresários do mesmo segmento, proporcionando um ambiente de colaboração, fortalecimento mútuo e troca de conhecimentos. Ao unir forças, esses núcleos impulsionam a competitividade do setor, facilitam a realização de negócios e estimulam o networking entre os associados. A importância dessa metodologia é tão evidente que, recentemente, recebemos a visita de representantes da entidade alemã que nos ensinou. Essa troca de experiências foi enriquecedora para ambos os lados, pois puderam compartilhar práticas bem-sucedidas e conhecer os avanços alcançados aqui em Blumenau. Além disso, a ACIB oferece uma série de facilidades e benefícios exclusivos para seus associados. Desde acesso a informações estratégicas e capacitação profissional até parcerias comerciais vantajosas e representatividade junto aos órgãos governamentais, a entidade trabalha incansavelmente para promover o crescimento e a prosperidade dos empresários e empresárias de Blumenau.

Você acabou de assumir a coordenação do Núcleo de Marketing da ACIB. Quais as principais ações que planeja?

Fernanda: Assumindo a coordenação do Núcleo de Marketing, composto por uma ampla gama de empresas e profissionais de marketing, assumo o compromisso em trazer soluções inovadoras e fortalecer ainda mais o setor em nossa cidade. Juntamente com a brilhante Fernanda Ostetto, que ocupa o cargo de vice-coordenadora, nossa missão é abordar questões comuns enfrentadas no segmento e elevar o nível de capacitação e competitividade dos membros do núcleo. Para alcançar esse objetivo, promovemos encontros mensais focados em temas relevantes para os profissionais, além de visitas técnicas, palestras inspiradoras e eventos estimulantes. A diversidade de empresas e profissionais de marketing em nosso núcleo é um de nossos maiores trunfos. Nosso quadro conta com ampla variedade de profissionais desde experientes consultorias até respeitadas entidades de ensino, proporcionando um ambiente rico em conhecimento e oportunidades de networking. Ao participar de nossas atividades, as empresas associadas têm acesso a insights valiosos, conexões estratégicas e a chance de ampliar sua visibilidade no mercado. Nosso compromisso é apoiar o crescimento de cada membro, fornecendo recursos e experiências que estimulam o desenvolvimento profissional e impulsionam o sucesso de seus negócios.

Como vencedora do Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo 2021 na categoria de marketing, o que sua presença significa para o cargo e para a entidade?

Fernanda: O Prêmio Gustav Salinger nasceu no Núcleo Jovem Empreendedor como uma celebração do espírito empreendedor de Blumenau. Para nós, enquanto empresa associada, vencer esse prêmio, na categoria Marketing, foi um marco inesquecível. Coincidentemente, recebemos essa honra no mesmo ano em que nos associamos à ACIB. Esse reconhecimento é um verdadeiro selo de qualidade, validando nosso trabalho com confiança e prestígio no mercado. Acredito firmemente que ter sido premiado foi um dos fatores decisivos para a minha indicação à coordenação do Núcleo de Marketing. Ano passado, tive a oportunidade de fazer parte da comissão avaliadora do prêmio e pude testemunhar inúmeros casos brilhantes de empreendedorismo em nossa cidade. É muito inspirador.  Recomendo a todos aqueles que acreditam em seu potencial empreendedor que se inscrevam e participem. A experiência é enriquecedora e oferece uma oportunidade única de destacar seus feitos e receber o devido reconhecimento. 

Como você vê que o marketing vem sendo tratado na região? Como pretende aprimorar a área a partir da sua coordenação na ACIB?

Fernanda: Marketing é uma atividade essencial para empresas de todos os segmentos e tamanhos. Afinal, marcas como BMW, Apple e Disney, que são líderes em seus respectivos setores, continuam investindo em marketing de forma consistente. Isso reforça a importância contínua dessa prática para o sucesso das empresas da nossa cidade. Em outras palavras: temos muitas oportunidades. Aqui em Blumenau temos a sorte de contar com uma gama de profissionais muito qualificados, prontos para auxiliar no crescimento e fortalecimento dos negócios. Como coordenadora do Núcleo de Marketing, estou confiante em contribuir nessa jornada de sucesso, atuando como uma ponte entre os profissionais qualificados e as oportunidades de geração de negócios.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail