Siga nas redes sociais

Search

5 lições para startups crescerem

Foto: divulgação.

Não existe receita de bolo para fazer uma startup crescer. Cada estratégia vai depender do potencial dos serviços, das ferramentas de gestão, do planejamento delineado e das conexões estabelecidas pela empresa. Apesar dessas particularidades, há lições comuns que podem ajudar os empresários que buscam caminhos para seu negócio escalar.

Algumas dessas recomendações foram compartilhadas em bate-papo da PipeRun, salestech especializada em CRM para gestão de vendas, atendimento e pós-vendas.

O encontro contou com as presenças de Fausto Reichert, co-founder e Chief Revenue Officer (CRO) da companhia, e de Anderson Diehl, fundador do Angel Investor Club. Confira as dicas:

1. Conheça seu cliente ideal

Um dos grandes desafios das startups é definir seu perfil de cliente ideal (ICP). Isso traz maior assertividade na captação de leads, com maior qualidade e geração de melhores oportunidades.

2. Ouça o cliente

Mais além de conhecer, é preciso ouvir o cliente, um aspecto ainda mais relevante para empresas do segmento SaaS (Software as a Service), apontam os especialistas. Para tanto, deve-se investir em diferentes canais de aquisição, bem como realizar pesquisas periódicas para compreender as necessidades do consumidor. A partir disso, pode-se corrigir erros e avançar em novas soluções sintonizadas com as expectativas de quem recebe o produto ou serviço.

3. Não esqueça do LinkedIn

Principal plataforma corporativa, o LinkedIn é um excelente espaço para se conectar com seus stakeholders, ampliando seu networking e mesmo encontrando novos colaboradores. Entre as várias possibilidades oferecidas pela rede, está a construção de reputação por meio de publicações dos seus executivos. Para isso, escreva e poste textos relevantes sobre seu setor, sua empresa e demais assuntos relevantes. Marcar outros negócios ou executivos que possuem relação com o tema pode ser interessante, bem como usar hashtags. É algo que leva tempo e dá trabalho. Mas, quando começamos, torna-se um processo de disciplina que começa a trazer resultados.

4. Não abuse do ChatGPT

Embora seja uma ferramenta útil para a geração de textos, a inteligência artificial não substitui a opinião própria de um executivo. A IA auxilia, mas ela sozinha não faz construções de argumentos, sutilezas e dados que somente um ser humano pode conceber, de acordo com sua realidade e racionalidade. Por que lemos um conteúdo de veículos de comunicação assinados por jornalistas? Porque lá tem a matéria, a opinião crítica, o colunista que fala daquele tema. É uma construção muito diferente.

5. Controle o churn

Um indicador muito relevante, principalmente para as empresas de SaaS, é o churn, ou seja, a taxa de cancelamento de clientes por um determinado período. Não adianta você colocar um esforço grande em vendas que você não consegue reter. Assim, é importante identificar as causas do churn, por meio de ferramentas e análise e feedback contínuo, bem como elaborar estratégias para reduzi-lo.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail