Siga nas redes sociais

Search

Mais uma rede social pra chamar de sua?

Compartilhe

Foto: fidaolga/AdobeStock

Elon Musk e Mark Zuckerberg, que nos últimos tempos andaram se estranhando e até prometeram lutar num confronto de MMA para resolver as diferenças, abriram uma nova frente de combate.

A grande notícia do mundo da tecnologia é o lançamento, por Zuckerberg, da nova mídia social para concorrer diretamente com o Twitter, de Musk.

O aplicativo Threads, criado pela Meta, estreiou e simplesmente bateu o recorde de lançamento de apps, com mais de 10 milhões de downloads em 7 horas.

Para se ter uma ideia do tamanho desse resultado, o Chat GPT, que espantou a todos com sua velocidade de adoção, levou 5 dias para alcançar 1 milhão de usuários.

Um conceito bem interessante é o da Redução de Atrito na experiência do usuário.

A Meta fez um bom serviço para oferecer uma experiência fluida para as pessoas entrarem no Threads. O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários, que podem agora migrar facilmente. A conexão do Instagram com o Threads acontece em segundos e facilita muito o processo. Uma estratégia acertada, que economiza tempo das pessoas e aumenta muito a taxa de conversão, que é um problema para os apps concorrentes.

Com todo o poder da Meta por trás da nova plataforma, o Twitter realmente sofre uma grande ameaça.

Além disso, acompanhamos nos últimos meses uma série de decisões polêmicas de Elon Musk no comando do Twitter. Corte de pessoal, mudanças nas regras das APIs, eliminação de meios para moderar o conteúdo do site, e, por último, a limitação da quantidade de mensagens que as pessoas podem ver.

As consequências foram várias: perda de receita publicitária, instabilidade do site e, principalmente, a debandada de usuários da plataforma.

Alguns aplicativos surgiram para tentar conquistar os usuários insatidfeitos, com níveis diferentes de sucesso. Mastodon, Bluesky e Post foram alguns exemplos.

Mas agora, Finalmente, foi lançado um novo concorrente do Twitter que parece ter chances verdadeiras de tomar o seu lugar.

Criado pela Meta, que é a dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp. quer ocupar o espaço do Twitter e ser a nova plataforma de micro mensagens.

O novo app gera um nível de compartilhamento de inforamações pessoais que, para muitos, configura invasão de privacidade. A União Europeia proibou o lancamento da plataforma até que ela cumpra as suas regras de proteção de dados.

Mas, nos primeiros momentos, a animação é grande na plataforma e indica que as pessoas não estão tão preocupadas com a privacidade dos seus dados.

Teremos que aguardar para ver se essa empolgacão inicial se sustenta, ou se teremos um novo Clubhouse. Alguém se lembra desse aplicativo que surgiu na pandemia?

O fato é que o Threads não precisa esvaziar o Twitter para ter sucesso. Basta ser atrativo para as pessoas que gostam de publicar com frequência, e manter o nível de engajamento em alta.

Pelo nível de crescimento atual, parece que a Meta acertou no lancamento desse novo produto.

E isso pode ser uma grande oportunidade para quem souber aproveitar a nova plataforma para ganhar seguidores e fazer negócios.

Mas será que nós vamos conseguir dar conta de mais uma rede social? E você, vai se conectar nessa nova plataforma? E a sua empresa, estará também no Threads?

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail