A Aegea, líder no setor privado de saneamento, assinou na última sexta-feira, dia 7 de julho, em conjunto com fundos de investimento geridos pela Perfin e pela Kinea, o contrato de aquisição da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que beneficiará 317 municípios do Rio Grande do Sul.
A assinatura conclui o processo de privatização da companhia, arrematada em leilão em dezembro do ano passado por R$ 4,151 bilhões. Com a aquisição, a companhia expandirá a sua base de clientes atendidos para mais de 6 milhões de pessoas, pouco mais da metade da população do estado.
O investimento previsto pela empresa para o funcionamento e qualificação da infraestrutura de abastecimento de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário totalizará R$ 15 bilhões até 2033.
“A assinatura do contrato expande significativamente a atuação da Aegea no Rio Grande do Sul, levando mais saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas por meio do saneamento básico. Neste primeiro momento, vamos realizar uma grande mobilização durante os primeiros 100 dias”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.
A principal meta será a ampliação do atendimento da população com coleta e tratamento de esgoto, que deve saltar dos atuais 20,1% para 90% em 10 anos.
“O Rio Grande do Sul precisa superar uma marca que não é adequada ao perfil socioeconômico do Estado, que é a de apenas 20% de coleta e tratamento de esgoto. Não podemos mais conviver com isso”, afirmou o governador, Eduardo Leite.