Por Davi Paes e Lima, jornalista, especialista em comunicação empresarial, assessor de imprensa há 20 anos e diretor na Paes e Lima Comunicação.
Infelizmente o papel do assessor de imprensa e sua relevância ainda é subestimado por muitas empresas. Chegou a ser apontado como ultrapassado uns bons anos atrás (após alguns meios mais tradicionais da imprensa perderem fôlego), voltou a ganhar visibilidade e reconhecimento com o surgimento da pandemia (e a urgente necessidade das empresas e profissionais estarem bem posicionados e com a comunicação em dia), mas volta e meia ainda se vê – mesmo que em conversas de bastidores, em voz baixa e tímida – murmurinhos de quem desconhece tudo que envolve o dia a dia da rotina de trabalho desta profissão.
E, antes de seguir com tema do artigo de hoje, enfatizo: nunca as agências de comunicação corporativa e assessorias (mesmo as “eugências”) se fizeram tão necessárias como nos tempos atuais, em que veículos de comunicação estão cada vez mais enxutos, com equipes reduzidas na redação, e precisando de boas pautas e suporte dos assessores a todo o momento para manter seus canais abastecidos.
E mais do que isso: em tempos em que todos são “produtores de conteúdo” e passam a se intitular influenciadores, sim, os veículos tradicionais – que hoje estão em todas as plataformas, atualizando minuto a minuto e nos mais diferentes formatos – seguem protagonistas e com um papel fundamental quando se trata de INFORMAÇÃO.
Agora retomando o tema do artigo: assessor de imprensa só dispara release para jornalistas?
Listo aqui pelo menos 10 tarefas que o cliente não vê e muitas vezes não sabe o quanto o atendimento de uma única conta demanda da assessoria:
1) Monitoramento constante, muitas vezes diário, da marca ou profissional. Ou seja, ficar atento nas mais diferentes redes sociais que permitem fazer buscas por palavras-chave, além do Google, para monitorar o que está sendo falado, publicado e até mesmo criticado sobre a marca ou profissional.
2) Monitoramento da concorrência: o que os outros profissionais e empresas que atuam na mesma área do seu cliente vêm fazendo de bom e diferente que pode inspirar futuras ações? Isso vale tanto para o assessor propor novas ações ao time de marketing como também para inspirar a sua própria estratégia de comunicação.
3) Suporte às demandas de imprensa, que dependendo do porte do cliente podem surgir inúmeras vezes ao dia, inclusive aos fins de semana. Cabe ao assessor responder jornalistas, produtores, repórteres e editores, muitas vezes até redigir respostas em nome do cliente, além de intermediar conexões.
4) Acompanhamento de eventos. Mesmo quando não há demanda de imprensa, o olhar clínico do assessor (quase sempre um jornalista) é fundamental para fazer registros em vídeo, fotos e coletar novas informações, que podem vir a render novos espaços de mídia espontânea.
5) Networking: aqui entra a parte de todo o relacionamento estimulado e promovido pela Assessoria para amplificar a rede de contatos do cliente. Uma agência bem posicionada no mercado e conectada a Associações e entidades cooperativistas está sempre por dentro de oportunidades de apoio, patrocínio e parcerias.
6) Gerenciamento de crises de comunicação, e até mesmo se antecipar e evitá-las.
7) Estratégia (com olhar apurado de jornalista, para identificar o que tem apelo de notícia) para planejar as pautas, as distribuir em um cronograma e escolher os canais mais condizentes com cada conteúdo.
8) Atualização constante do mailing de imprensa, já que diariamente surgem novos espaços (principais portais de notícias) ou profissionais que migram de um canal para o outro.
9) Follow-up personalizado e reforço das pautas. Muitas pautas precisam até ser refeitas, ganhar uma nova “roupagem”, para que o assessor busque conquistar mais espaços na mídia – afinal, de muitos clientes a cobrança pelo volume da clipagem no fim do mês ainda é grande.
10) Relacionamento com veículos parceiros, com quem o cliente já possui relacionamento comercial, para os abastecer sempre com novidades da empresa e atender até mesmo pedidos de produção de conteúdos exclusivos.