Siga nas redes sociais

Search

O poder da economia criativa em SC

Foto: divulgação.

Por Thaynan Mariano, executivo do Floripa Conecta.

Fruto da união das principais entidades da capital catarinense (Sebrae, CDL, ACIF, Acate e Prefeitura de Florianópolis), o Floripa Conecta 2023 foi criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico da capital e região por meio da união de atores importantes do setor de tecnologia, do turismo e toda a indústria criativa. E, quando o assunto é economia criativa, Santa Catarina se destaca e está entre os estados que mais contribuem para o setor.

Um estudo divulgado no primeiro semestre deste ano pelo Observatório Itaú Cultural sobre a importância da cultura e da criatividade para o PIB brasileiro mostrou que o setor da economia da cultura e das indústrias criativas do Brasil (ecic) apresenta estabilidade em termos de contribuição para a economia do país.

Santa Catarina está entre os estados que apresentaram maior contribuição para o PIB da ecic, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que também são os estados com maior quantidade de empresas culturais e criativas. Por aqui, são 243.504 empresas, com destaque para os segmentos de moda, desenvolvimento de jogos e softwares e atividades artesanais.

No cenário catarinense, Florianópolis se destaca. De acordo com o Observatório de Negócios do Sebrae SC, a capital ocupa o primeiro lugar no ranking municipal das empresas ativas na economia criativa. Atividades ligadas à comunicação, audiovisual e música foram as que mais cresceram entre pequenos negócios este ano.

Quando se faz um recorte do setor de tecnologia, especificamente, os números são ainda mais interessantes. Segundo o Observatório Acate, a Grande Florianópolis tem cerca de 7,3 mil empresas que empregam 38 mil colaboradores e têm um faturamento anual de R$ 10,2 bilhões, cerca de 6,5% do PIB do estado. 

Esses números se refletem na programação do Floripa Conecta 2023. Entre os destaques estão eventos nas áreas de audiovisual, como o 3º Festival de Cinema Negro e o 1º Cineclube Trilhas de Criança, de música, como a Roda de Choro Mulheril, a Orquestra de Baterias e shows em palcos alternativos da cidade. Em relação à tecnologia e negócios, também estão na programação eventos que promovem encontros, capacitações e networking. 

Um deles é o Inova+Ação, que mais uma vez propõe uma série de palestras e mentorias para colocar a inovação em prática; e o Business Week 2023, também voltado para inovação. Além do Startup Summit, o maior evento da agenda.

Estão programadas ainda outras iniciativas que estimulam os negócios feitos por mulheres, como o Empreendedorismo Feminino e Escuta Ativa, o Aflora – Feira e Empreendedorismo Feminino, entre tantos outros. 

Em sua terceira edição, o Floripa Conecta 2023 se consolida como um grande movimento de criativos que se encontram na capital catarinense em agosto, mostrando que a união entre entidades, produtores e população cria um ambiente fértil para novos eventos, parcerias e negócios. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Receba notícias no seu e-mail

Leia também