Siga nas redes sociais

Search

Metodologia da Sapienza com indicadores de maturidade impacta 244 empreendedores no 1º semestre

Compartilhe

Foto: dvulgação

Por Geraldo Campos, CEO da Sapienza, e Luciano Bitencourt, jornalista

No primeiro semestre deste ano, 244 empreendedores foram impactados por uma solução diferenciada da Sapienza, que oferece, além de conhecimento, indicadores de maturidade para quem está no negócio e para quem quer investir nele.

A experiência nesses programas revela que uma das dores do empreendedor está na falta reconhecimento da própria jornada e do que necessita fazer para desenvolver seu negócio. Por isso a Sapienza desenvolve há mais de 10 anos um conjunto de indicadores capaz de, visualmente, apontar onde os empreendedores precisam investir seus esforços.

Traçada a partir de dados que mostram o perfil de quem lidera o negócio e os níveis de conhecimento e atuação da liderança em cada etapa, a “régua de maturidade” é parte essencial de um amplo diagnóstico sobre a participação do empreendedor no programa.

Com esse ‘raio x’ é possível verificar quantos empreendedores e como os negócios evoluíram no programa e quais os próximos passos a serem trilhados”, esclarece Geraldo Campos, CEO da Sapienza.

Além da compreensão sobre a jornada empreendedora, Geraldo considera a necessidade de uma formação a respeito de como lidar com as oportunidades de inovar, empreender e gerir um negócio escalável. 

Observando estes desafios, a Sapienza vem estudando metodologias de educação empreendedora e desenvolvimento de startups adotadas em diferentes países desde 2013. A que está sendo aplicada em programas de desenvolvimento de negócios foi adaptada para o contexto brasileiro.

Premiada pela Endeavor Brasil e Sebrae Nacional, e refinada na Babson College, considerada a melhor escola de empreendedorismo do mundo há 23 anos, a metodologia obedece a fases do desenvolvimento de negócios, levando em conta a realidade de cada instituição e as demandas das áreas de conhecimento e segmentos de mercado.

Eloisa Johann, head de desenvolvimento de negócios, ressalta que, nos programas que a Sapienza desenvolve, todas as atividades partem de desafios amparados por conteúdos disponíveis em uma plataforma digital. Workshops, presenciais ou à distância, e as mentorias para ajudar a superar as dificuldades de cada participante.

A parceria da Sapienza com instituições de ensino superior, centros de inovação, associações e empresas, possibilita que estudantes, empreendedores, colaboradores e gestores de diferentes áreas e níveis de maturidade participem de movimentos que fomentem a cultura para a geração de soluções inovadoras e novos negócios. 

Os conteúdos e as ferramentas exclusivas, aliadas à metodologia com indicadores e métricas, são um componente essencial nessa parceria porque reforçam a educação empreendedora e a relação humanizada, olhando para o empreendedor e seu potencial.

Os resultados mais significativos estão no estímulo ao empreendedorismo e à educação empreendedora e no conhecimento sobre como vencer os desafios ao longo da jornada.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail