Siga nas redes sociais

Search

Filme da Barbie: um MBA em marketing

Foto: divulgação.

No dia 20 de julho, finalmente o filme da Barbie estará nas salas de cinema de todo o mundo e já é a maior pré-venda da história. Explorando diversas facetas do marketing, o filme da Barbie é praticamente em MBA e sugiro que você assista com olhos atentos, pois há vários insights que a boneca mais famosa do mundo pode oferecer ao seu negócio.. 

Marketing de nostalgia

Se você foi ao cinema nos últimos meses, deve ter visto o trailer que é uma lição de marketing de nostalgia: com uma alusão à cena clássica de Planeta dos Macacos, o filme da Barbie apresenta meninas quebrando suas bonequinhas após aparição da nova boneca. Enquanto toca Strauss, assim falava Zarathustra. É uma mistura de neofilia com nostalgia, gerando um momento aha: “já vi isto antes, mas agora é novo”. É o mesmo recurso usado por produtos inspirados em originais vintages. Vamos confessar: todos nós já compramos algo que nos lembra a infância.

E por falar em infância

A Barbie já pode ser considerada ageless, aquela geração de mulheres que você não consegue mais dizer a idade. Com mais de 60 anos e carinha de 20, a Barbie fez parte da infância de três gerações de meninas, quebrando a barreira de filme infantil e deixando uma multidão de adultos ansiosos pelo filme.

Falem bem ou falem mal, mas falem da Barbie

A cena inspirada em Planeta dos Macacos foi “cancelada” pelo Conar. Segundo o órgão, é uma cena de “não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro”, o que viola recomendações do artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Além disso, muitas meninas ficarão frustradas por não poder assistir ao filme da Barbie, cuja classificação é de 12 anos. 

Branding

A Mattel, empresa criadora da Barbie, conseguiu a façanha de tornar a boneca em um verdadeiro ícone da cultura pop. Você já não precisa mais nem ver o brinquedo ou nome Barbie escrito: basta olhar a paleta de cores pink e branca que você já sabe de quem é. Poucas marcas no mundo tem um branding tão consolidado.. O outdoor pink contendo somente uma data é suficiente para informar a estreia do filme da Barbie. Se você pesquisar Barbie no Google, será recebido com fogos de artifício cor-de-rosa. 

Darwin ficaria orgulhoso da Barbie 

Darwin, cientista autor da frase “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, ficaria orgulhoso da Barbie. Ao longo das décadas, a boneca evoluiu para adaptar-se à mudança das consumidoras, mães e filhas, representando toda a jornada das meninas do final da década de 50 até os dias de hoje. 

Ideias vivem para sempre 

Assim como Stan Lee aparece nos filmes da Marvel, Barbara Handler, agora com 82 anos, interage com Margot Robbie no filme da Barbie. Barbara é filha de Ruth Handler, a criadora da Barbie, que fez a boneca para a sua própria filha. No trailer, Barbara dá outra lição de marketing: “só há um final para os humanos. […] ideias vivem para sempre”.

User Generated Content

Do Barbie Selfie Generator e experiências interetivas até  este artigo aqui, todo mundo está gerando conteúdo contribuindo para o buzz do filme. Cá entre nós, até mesmo o meu marido já perguntou quando o filme da Barbie estreia. São os consumidores fazendo marketing para o filme da Barbie, gerando expectativa e toneladas de conteúdo sobre a Barbie na internet. 

Pink World

Burger King, Fossil, Crocs, Superga, Zara, Riachuelo, Starbucks (no menu secreto)… são inúmeras collabs oficiais da Barbie no mundo inteiro para a estréia oficial do filme. E maior ainda é o número de pequenas marcas surfando a onda pink com produtos na paleta da marca. Para onde você olhar, irá encontrar produtos cor-de-rosa inspirados no filme. 

Hollywood de mãos dadas com o marketing

O filme da Barbie, dirigido por Greta Gerwig está se tornando um evento cinematográfico sem precedentes, e o elenco e a trilha sonora foram escolhidos a dedo para tal. Margot Robbie, uma das atrizes mais bem pagas do mundo, estrela como Barbie, enquanto Ryan Gosling interpreta Ken. O elenco também conta com outros grandes nomes de Hollywood, como Anne Hathaway, Will Ferrell e Michael Cera. Para completar a lista, a vencedora do Grammy Dua Lipa atua e canta uma das músicas originais do filme da Barbie. E para quem acha que isso é tudo, a equipe de marketing da Warner também conseguiu o grupo sul-coreano Fifty Fifty para a trilha sonora. O grupo, responsável por um dos maiores sucessos do ano, se uniu à rapper Kaliii, trazendo consigo a bagagem de um enorme viral no TikTok, e ainda mais expectativa para o filme da Barbie.

Talvez sua empresa não tenha acesso à collabs com grandes marcas nem celebridades hollywoodianas, mas o filme da Barbie traz uma série de insights de marketing que podem ser aplicadas a todos os tipos de negócios.

Compartilhe

Fundadora da Vino Marketing Digital

Leia também

Receba notícias no seu e-mail