Siga nas redes sociais

Search

Complexo cinematográfico pode tornar SC polo do setor e alavancar turismo

Rockset
Foto: Cristiano Andujar

A Rockset, produtora audiovisual, tem como objetivo para os próximos anos a construção de um complexo cinematográfico em Santa Catarina. O intuito é tornar a região um polo do setor e impulsionar o turismo no estado com mais produções e qualificação profissional.

Luiz Razia, sócio-diretor da empresa, explica que com o projeto deve mobilizar a região de diversas formas.

”Temos dados de que 67% dos gastos com produção cinematográfica são direcionados a outros setores, como gastronomia, hotelaria, transporte e serviços jurídicos e financeiros. Ou seja, mais movimentação econômica, crescimento e geração de empregos para Santa Catarina”.

Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Santur) mais de 1,3 milhão de turistas desembarcaram no estado entre janeiro e março de 2023.

A novidade foi apresentada durante o lançamento do curta-metragem Código Pirata, produção que é o resultado das primeiras turmas da Oficina Rockset, outro projeto lançado pela empresa que busca qualificar a mão de obra e segue paralelo ao complexo.

Ao todo, mais de 21 mil metros quadrados de área construída e mais de 7 mil metros quadrados de estacionamento estão previstos. O complexo, que ficará no Vale do Itajaí, contará com a sede da produtora, salas de cinemas, anfiteatro, museu do cinema, restaurantes temáticos e cafés, e lojas.

Rodrigo Barbosa, sócio-diretor da empresa, acredita que o estado é completo para grandes produções.

”Em um raio de 200 quilômetros de Itajaí, temos os mais perfeitos cenários, que se misturam entre praias, dunas, montanhas e cânions, metrópole e estradas. Com isso, o crescimento das empresas do setor e a profissionalização conseguiremos trazer para cá ainda mais projetos de renome que podem ir para salas de cinema e plataformas de streaming”.

Para Evandro Neiva, Secretário de Turismo de Santa Catarina, o projeto já vem maduro e ao encontro com o que o Governo do Estado busca.

“SC tem muito a explorar pelo audiovisual. Já tínhamos pensando em como divulgar o turismo além da praia e do mar, que são um tanto conhecidos. E essa ideia vem para somar e já é algo que acontece em outros locais do mundo, fora dos Estados Unidos que é o grande polo. Vemos África do Sul, Ásia e outros países se desenvolvendo nesse setor porque é mais barato produzir em outros locais além do solo americano”.

Ele entende, no entanto, que é necessário se desenvolver.

“Para isso também precisaremos de capacitação e a Rockset traz isso junto para o projeto. Já apoiamos institucionalmente a empresa, assim como outros projetos audiovisuais no estado. E estamos muito felizes em sermos parceiros, e com bons projetos para o futuro”.

De acordo com o Itaú Cultural, o PIB da economia da cultura e indústrias criativas corresponde 3,11% do total, ultrapassando até mesmo a indústria automobilística, que conta com 2,5%.

“Estamos numa fase da implementação da governança corporativa para que a empresa fique mais robusta em termos empresariais. Em seguida daremos o engate no plano de negócio desse complexo, que será apresentado ao poder público e outros empresários, inclusive nos Estados Unidos. Nessa fase, que ainda levará um certo tempo, traremos os dados completos, estudos e também o impacto desse projeto em Santa Catarina”, finaliza o sócio-diretor.

Atualmente a empresa conta com uma equipe com mais de 50 profissionais diretos, além de outros indiretos que são contratados mensalmente para grandes projetos.

Toda essa movimentação gera à empresa catarinense um faturamento médio anual de R$ 6 milhões. Para o fim de 2023, a previsão é alcançar a casa dos R$ 8 milhões.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail