Siga nas redes sociais

Search

Com redução de até 99% do uso de papel, tecnologia possibilita canteiro de obras mais sustentável

Foto: divulgação

Por um lado, há uma preocupação crescente com a sustentabilidade, tanto em entidades governamentais quanto por parte do próprio mercado, os consumidores estão cada vez mais atentos a isso.

Por outro, estão os controles, métricas e documentações que são fundamentais para o gerenciamento de um canteiro de obras.

O que torna essas duas forças convergentes é a tecnologia: já é possível reduzir o consumo de papel a quase zero e, ainda assim, ter segurança em informações acessíveis e transparentes para as construtoras, que tem como desafio manter o controle e padronização nos processos. 

A GPL Construtora, de Goiânia (GO), e a RAC Engenharia, de Curitiba (PR), optaram pelo Mobuss Construção, plataforma modular do canteiro ao pós-obra, para a gestão de processos através da tecnologia. Um dos ganhos simultâneos foi a redução de papel no canteiro. 

Para Aloisio Arbegaus, diretor comercial da Teclógica, desenvolvedora da solução, ao promover a sustentabilidade como resultado também de uma gestão mais transparente, o Mobuss garante a longevidade dessas ações:

Com a tecnologia, nós levamos aos clientes uma nova perspectiva de indicadores, informações relevantes e atualização constante das obras. A redução no uso de papel se ampara também nestes benefícios, se tornando não apenas uma campanha pontual, mas uma prática contínua nos canteiros”.

Outra vantagem do uso da tecnologia é a redução da burocracia e custos com todos os aparatos necessários para o uso de documentos em papel, com uma plataforma que representa, em média, menos de 0,5% do valor total da obra. 

Na GPL Construtora: certificações e vistorias automatizadas são destaques

A redução de impactos ao meio ambiente e o uso de soluções inteligentes nos empreendimentos da GPL Construtora foram reconhecidas através de duas certificações: a ISO 9001 e PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat). 

Com a transformação digital dos processos, ancorada pelo uso do Mobuss, a construtora conquistou mais um atributo alinhado com o pilar da sustentabilidade: depois da implantação, o sistema permitiu a redução de, aproximadamente, 99% do uso de papel.

Segundo Kamila Rhenara, coordenadora de Qualidade da GPL, sem o uso de papel, todas as informações ficam concentradas num único lugar, disponíveis para os envolvidos autorizados:

Assim garantimos que toda a equipe consulte dados atualizados e fique a par do que acontece na obra, evitando falhas de comunicação e retrabalhos causados por documentos obsoletos”.

Com o módulo de Vistoria, por exemplo, além do acompanhamento de cada etapa da obra e de uma gestão de agenda mais eficiente, tanto para colaboradores quanto para terceiros, é possível elaborar documentos de forma customizada na vistoria e na entrega das chaves.

Para Georgia Medeiros, analista de engenharia da GPL Incorporadora, este é um módulo que traz benefícios na gestão e sustentabilidade.  

Na RAC Engenharia: acompanhamento das atividades com Diário de Obras

Cliente do Mobuss Construção desde 2018, a RAC Engenharia foi uma das primeiras a adotar o Diário de Obras, módulo lançado no ano passado.

Além do acompanhamento em tempo real e de qualquer lugar das atividades realizadas no canteiro, o que traz ganhos para a equipe em relação a produtividade, Gustavo Sanches, assistente da qualidade da empresa, destaca o envio digital do RDO, com notificações aos envolvidos, como um dos destaques:

Toda a aprovação do diário é feita de maneira digital, não sendo necessário a geração de resíduos. Esse detalhe se alinhou com o nosso propósito de nos tornarmos cada vez mais sustentáveis nas operações”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail