Siga nas redes sociais

Search

3 regras de ouro da Barbie para construir uma marca amada globalmente

Compartilhe

Gustavo Stork, CEO da empresa.
Foto: divulgação.

A Barbie recebe mais de 20 mil cartas por ano de fãs apaixonados, uma média de 54 por dia! Aos 65 anos, a Barbie continua conquistando corações e mentes no mundo todo.

De seu humilde lançamento, em 1959, como uma simples boneca de plástico, ela se transformou em um ícone cultural e uma marca icônica amada globalmente.

Mas como uma boneca conseguiu tal feito?

A chave está em alguns princípios fundamentais que a Barbie incorporou para criar conexões profundas com seu público e continuar relevante década após década. Eis as 3 regras de ouro da Barbie que toda marca pode aprender para criar fãs leais:

  • Construa relacionamentos de amor com o cliente

A Barbie recebe mais de 20 mil cartas por ano de fãs apaixonados – uma média de 54 por dia! Ela se dedica a responder cada uma pessoalmente com carinho.

Esse cuidado individual gera vínculos emocionais com seus fãs mais leais, que se tornam advogados orgânicos da marca. Essa voz amiga positiva cria um efeito viral poderoso.

Marcas de sucesso como Nubank, Red Bull e O Boticário também começaram construindo relacionamentos próximos e genuínos um a um. É preciso ir além das métricas e fazer o que não escala facilmente para despertar uma paixão ardente na sua audiência.

  • Evolua continuamente com seu público

Enquanto as crianças migravam dos brinquedos para os smartphones, a Barbie abraçou plataformas como o YouTube.

Hoje, ela tem um canal com mais de 11 milhões de inscritos, produzindo conteúdos relevantes para seu público jovem, como vlogs, tutoriais e até filmes de Hollywood.

Estar antenado às necessidades em constante mudança dos clientes é chave para continuar relevante. Quanto mais entender as dores e anseios do seu público, mais você preencherá a lacuna entre vendas potenciais e reais.

  • Torne seu produto um movimento

A Barbie lança bonecas inspiradoras que representam causas socialmente relevantes nas quais sua comunidade acredita, como carreiras para meninas, mulheres negras que fazem história e sustentabilidade.

Ao defender genuinamente esses valores, a marca mobiliza e inspira sua comunidade. É assim que movimentos culturais duradouros são formados.

O que começou como uma singela boneca de plástico se transformou em uma comunidade global de sonhadores e agentes de mudança positiva, empoderando meninas ao redor do mundo.

Seguindo estas 3 regras de ouro, sua marca também pode criar fãs apaixonados e construir um legado que perdure.

Compartilhe

CEO The CMOs Marketers

Leia também

Receba notícias no seu e-mail