Siga nas redes sociais

Foto: sandsun/AdobeStock

SC é o estado que mais exporta embarcações no Brasil

Redação Economia SC

Redação Economia SC

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Segundo dados do Observatório FIESC, Santa Catarina vendeu nos últimos 6 meses ao menos US$ 33 milhões de barcos a motor para países como Estados Unidos e a Itália, mantendo o título de maior exportador do país de embarcações. Além disso, o estado exporta para outros destinos da Europa e até Dubai.

De acordo com o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, Santa Catarina se consolida como o maior polo náutico brasileiro, e isso atrai a atenção de empresas internacionais interessadas em investir e se instalar no estado em função da capacidade da mão de obra local viabilizar exportar produtos de alto valor agregado para mercados mais maduros e desenvolvidos, e pela facilidade de escoamento da produção:

Atuamos diariamente para criar conexões e cooperações comerciais com empresas estrangeiras, e assim ampliar ainda mais a exportação. Além do comércio exterior, atuamos também no âmbito das relações internacionais e atração de investimentos, apoiando todas aquelas empresas que têm interesse em Santa Catarina”.

Além dos estaleiros, empresas de insumos e as maiores exportadoras de peças também tem sede no estado, recebendo as mercadorias pelos portos.

O diretor de indústria da Sicos, Anderson Anthony Linzmeyer, enfatiza ainda que as associações náuticas como a Associação Náutica (Acatmar) e a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), são parceiras e auxiliam no crescimento do mercado internacional náutico:

Ações são realizadas com o governo para participação de visitas técnicas em polos náuticos globais, encontros e seminários. Tudo isso fortalece parcerias ao setor náutico de SC, aliado aos incentivos fiscais concedidos pelo governo por meio de programas tributários específicos. Há 15 anos, éramos responsáveis por 20% a 25% da produção nacional, hoje chegamos a 70%”.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Joinville lança plataforma virtual de informações turísticas

Startup vencedora Prêmio LIDE Futuro 2022 vai inaugurar nova sede em Joinville

Empresa de Massaranduba inaugura filial no Nordeste

Receba notícias no seu e-mail